Informes Informes

Voltar

“50º Encontros Nietzsche: perspectivas e desafios dos estudos nietzschianos hoje”

“50º Encontros Nietzsche: perspectivas e desafios dos estudos nietzschianos hoje”

O GEN, Grupo de Estudos Nietzsche, está realizando a 50ª edição dos Encontros Nietzsche. O evento acontecerá em Recife (PE), Brasil, de 13 a 16 de junho de 2023, e terá como tema “Perspectivas e Desafios dos Estudos Nietzschianos Hoje”. Organizada pelo núcleo do GEN do Recife, a 50ª edição dos Encontros Nietzsche será realizada em três universidades: UFRPE, UFPE (FDR e CFCH) e UNICAP.
Por ocasião desta edição comemorativa, os palestrantes irão avaliar as conquistas da Nietzsche Forschung (pesquisa Nietzsche) até o presente momento e serão convidados a refletir sobre os novos desafios a serem enfrentados. O simpósio terá formato híbrido, com sessões presenciais e virtuais. Das 9h00 às 12h00 (horário do Brasil), os pesquisadores estrangeiros irão apresentar suas contribuições remotamente Das 14h às 17h30 e das 19h às 21h30, será a vez dos colegas brasileiros que se reunirão no Recife.

Os Encontros Nietzsche consistem num tradicional fórum de debates acerca da filosofia nietzschiana. Idealizados e realizados pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN-USP) – considerado o mais relevante grupo de pesquisa acerca da filosofia de Nietzsche no Brasil – os Encontros Nietzsche visam promover a difusão da pesquisa sobre o pensamento de Nietzsche no País. Desde sua edição inaugural (1996), o evento vem sendo realizado em universidades nos mais diversos estados do território nacional e tem acolhido parceiros intelectuais, tanto da cena acadêmica nacional como internacional. 
O GEN- Grupo de Estudos Nietzsche é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros e europeus da filosofia nietzschiana. Fundado por Scarlett Marton em 1996, o GEN esteve, de início, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações acerca do pensamento nietzschiano e julga que, para tanto, é essencial promover a discussão acerca das mais variadas interpretações dos textos do filósofo. Desde 2016, está sob a direção de Wilson Frezzatti. Empreendimento pioneiro na América do Sul, o GEN procura não apenas incentivar os estudos nietzschianos entre nós como dialogar com as diversas Nietzsche Societies e Centros de pesquisa internacionais. Atuando em três frentes distintas, o GEN organiza suas atividades em torno dos Cadernos Nietzsche, da Coleção Sendas & Veredas e dos Encontros Nietzsche.

 

Mais informaçõeshttps://sites.google.com/view/encontrosnietzsche50

 Registros do evento:

 

 

Data da última modificação: 19/06/2023, 10:14