O Programa O Programa

 O Programa de PÓS-GRADUAÇÃO em Engenharia Química (PPEQ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atingiu a efetivação de sua PÓS-GRADUAÇÃO plena envolvendo a criação do nível doutorado no ano de 2005, consolidando atividades de pesquisa e pós-graduação, executadas no Departamento de Engenharia Química (DEQ) a partir de 1994, quando da implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Química. Frutos dessas iniciativas, quase trezentas dissertações de mestrado e mais de setenta teses de doutorado foram efetivamente concluídas até o presente momento, na Área de Concentração de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos.

   O aprofundamento da formação de recursos humanos altamente especializados, com capacitação para criação de conhecimentos e desenvolvimento de métodos em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, decorre da capacidade físico-instrumental instalada e da experiência acumulada mais de vinte anos, a qual garante ao seu corpo docente a execução teórico-experimental de atividades em Engenharia Química em níveis avançados.

   A Área de Concentração em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos do PPEQ encontra-se consolidada em seis Linhas de Pesquisa, as quais envolvem Reatores Químicos e Catálise, Processos Bioquímicos, Processos Químicos Industriais, Engenharia Ambiental, Modelagem, Simulação e Controle de Processos e Tecnologia do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

   A formação proporcionada pelo PPEQ, nos níveis de Mestrado e Doutorado, exige o cumprimento de um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos de cunhos teóricos para Mestrado, valendo 01 (um) crédito 15 (quinze) horas-aula, e um mínimo 36 (trinta e seis) créditos de cunhos teóricos para Doutorado. As atividades letivas são cumpridas em períodos trimestrais, as quais somadas às pesquisas de PÓS-GRADUAÇÃO, são executadas em 24 (vinte e quatro) ou 36 (trinta e seis) meses, respectivamente, para a Dissertação de Mestrado ou para a Tese de Doutorado.

   A grade curricular de Mestrado tem em sua estrutura 06 (seis) disciplinas de 03 (três) créditos, obrigatórias e no mínimo 02 (duas) disciplinas eletivas de 02 (dois) e 04 (quatro) créditos. A grade curricular de Doutorado comporta a estrutura do Mestrado mais o cumprimento de 03 (três) disciplinas obrigatórias 01 (Uma) de 04 (quatro) créditos e 02 (duas) de 02 (dois) créditos e no mínimo 01 (uma) disciplina eletiva de 04 (quatro) créditos, na linha de pesquisa específica do plano de trabalho da tese de doutorado escolhida de um universo de 08 (oito) disciplinas eletivas.

   A infraestrutura de pesquisa do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE, em completa interseção com as atividades de pesquisa do PPEQ, garante as atuações dos Grupos de Pesquisa do DEQ, os quais se identificam com as Linhas de Pesquisa do Programa. A execução dos Projetos das Linhas de Pesquisa, nos quais se inserem os planos de trabalho relativos às dissertações de mestrado e às teses de doutorado, ocorrem nos Laboratórios de Pesquisa do DEQ, contando com o apoio da UFPE e efetivamente, com o suporte financeiro dos órgãos de fomento nacionais (FINEP, CAPES, CNPq, FACEPE, BNB, MCT, ANP), dos fundos setoriais, de cooperações internacionais e de empresas industriais. Em atividades vinculadas às pesquisas relacionadas à PÓS-GRADUAÇÃO do PPEQ atuam 08 (oito) laboratórios de pesquisa.

Objetivos

Proporcionar o desenvolvimento de novas bases de conhecimento envolvendo a formação de recursos humanos com altos níveis de capacitação em Engenharia Química, formando mestres e doutores na área.

Atuar na formação de pós-graduados e na pesquisa dedicando atenção especial ao desenvolvimento de Processos Químicos e Bioquímicos, envolvendo aspectos relacionados às previsões que permitam o planejamento, o projeto e o controle de processos, caracterizando-os segundo a metodologia da Engenharia de Processos.

Formar profissionais com sólida formação em Engenharia Química e habilitados em desenvolvimento e pesquisa de novos processos, na concepção de projetos e na condução de operações e controle de processos envolvendo a transformação da matéria.

Executar grade curricular que consolide a formação graduada em Engenharia Química e garanta a evolução em área especializada da Engenharia de Processos.