Notícias Notícias

Voltar

Tese defendida na Pós em Geociências recebe Menção Honrosa da Capes

Pesquisa foi desenvolvida sob orientação do professor Gorki Mariano e coorientação do professor Artur Agostinho de Abreu e Sá

Autora da tese “Patrimônio geológico e estratégias de geoconservação: Popularização das geociências e desenvolvimento territorial sustentável para o litoral sul de Pernambuco (Brasil)” , defendida no Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE (PPGG), Thaís de Oliveira Guimarães recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de Geociências pelo estudo desenvolvido desenvolvido. Segundo a Capes, a “contribuição (da pesquisa) certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

Na pesquisa, que foi desenvolvida sob orientação do professor Gorki Mariano e coorientação do professor Artur Agostinho de Abreu e Sá, ambos do PPGG-UFPE, Thais identificou e descreveu 13 geossítios que margeiam o setor sul litorâneo do Estado de Pernambuco e que “apresentam praias com formas e características bem diferentes das demais ao longo da costa, uma vez que a região passou por fortes movimentações tectônicas, dando origem a intenso magmatismo plutônico e vulcânico e ao Oceano Atlântico”. Com uma variedade que contempla desde trilhas de geoformas a processos erosivos como cachoeiras, os locais foram investigados a partir de bibliografia, levantamento in loco e sondagens qualitativas e quantitativas.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 deste mês e o evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 7 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), às 17 horas.

 

UFPE/Agência de Notícias (Ascom): http://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/Bp8EpzAbkJj3/content/tese-defendida-na-pos-em-geociencias-recebe-mencao-honrosa-da-capes/40615

Data da última modificação: 11/10/2017, 16:28