Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 8 em 2023

“DINÂMICA SEDIMENTAR E GEOMORFOLOGIA COSTEIRA POR FOTOGRAMETRIA COM AERONAVE NÃO TRIPULADA (UA) E GEOPROCESSAMENTO (SIG)”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 8 em 2023

 

Aluno(a): Ana Emília Barboza de Alencar

 

Orientador(a): Dr. Roberto Lima Barcellos

 

Coorientador(a): Dr. Renato Filipe de Faria Henriques (UMINHO)

 

Título da pré-tese: “DINÂMICA SEDIMENTAR E GEOMORFOLOGIA COSTEIRA POR FOTOGRAMETRIA COM AERONAVE NÃO TRIPULADA (UA) E GEOPROCESSAMENTO (SIG)”

 

Data: 25/09/2023

 

Horário: 9h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/bkx-nmve-wkk

 

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Roberto Lima Barcellos (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Luis Américo Conti (USP)

2.º Examinador(a): Dr. Rodrigo Mikosz Gonçalves (UFPE)

3.º Examinador(a): Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Antônio Vicente Ferreira Júnior (UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. José Antonio Barbosa (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

A crescente integração das geotecnologias com algoritmos de modelagem tridimensionais trouxe avanços significativos para o diagnóstico e monitoramento dos ecossistemas costeiros. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma prova metodológica inovadora para análise da dinâmica sedimentar e geomorfologia costeira, por fotogrametria com Aeronave Não Tripulada (UA) e Geoprocessamento (SIG). A área de estudo escolhida foi a praia de Jaguaribe (Itamaracá-PE), devido às características ambientais heterogêneas, incluindo representativa largura sedimentar. Até o momento foram realizados três dos quatro campos previstos no Projeto de Pesquisa, sendo dois em 2022 (maio e outubro) e um em 2023 (maio). Os levantamentos principais incluíram mapeamento aéreo apoiado por topografia terrestre com GNSS-RTK; seis perfis de praia com Nível, GNSS-RTK e UA; e batimetria monofeixe adjacente. Para caracterização da área, foram conduzidas análises granulométricas e de matéria orgânica total e carbonato de cálcio em 24 amostras de sedimentos superficiais. As imagens foram processadas em software dedicado para obtenção dos Modelos Digitais de Superfície (MDS), e os dados contidos nos pixels serviram como base para análises espaciais. Além das diferenças de cota entre os períodos, foi criado um Grid de Cálculo Volumétrico (GCV), aferido ao Datum do Sistema Geodésico Brasileiro, para obtenção do balanço sedimentar. De forma correlata, espera-se extrair a estatística entre os diferentes métodos de perfis praiais, assim como a análise espacial integrada da topografia com a batimetria adjacente. Os primeiros resultados corroboram estudos de dinâmica sedimentar, com variação sazonal da sedimentação e balanço volumétrico positivo durante o período de estiagem. Os dados obtidos em 2023, ainda em processamento, servirão como base para comparativo em escala de tempo anual, permitindo um diagnóstico mais preciso sobre o estado de conservação da praia. De forma geral, a validação e comprovação de eficiência da nova técnica permitem a substituição dos métodos tradicionais de perfis, visando ganhos de produtividade e redução de custos para a pesquisa científica e gestão costeira. Sendo o imageamento integral da superfície e a exatidão do balanço sedimentar os cernes qualitativos e quantitativos desta Tese, os decisores passam a ter um produto cartográfico georreferenciado, preciso e normalizado por área para projetos de engorda de praias. Esta técnica muda o cenário social da erosão costeira ao redor do mundo, e promete trazer retorno positivo para o gerenciamento e conservação da nossa costa, mantendo o equilíbrio sedimentar em larga escala.

 

Palavras-chave: aeronave não tripulada (UA); aerofotogrametria; SIG; modelo digital de elevação; geomorfologia; balanço sedimentar