Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 6 em 2023

“ASPECTOS TAFONÔMICOS E TAXONÔMICOS DE VERTEBRADOS FÓSSEIS PRESENTES EM DEPÓSITOS CÁRSTICOS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA, NORDESTE DA BAHIA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 6 em 2023

 

Aluno(a): Johnson Sarmento de Oliveira Nascimento

 

Orientador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira

 

Coorientador(a): Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva (UFAL) e Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (UFPE)

 

Título da pré-tese: “ASPECTOS TAFONÔMICOS E TAXONÔMICOS DE VERTEBRADOS FÓSSEIS PRESENTES EM DEPÓSITOS CÁRSTICOS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA, NORDESTE DA BAHIA”

 

Data: 11/08/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/rgu-vigi-jcf

 

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendon (Coorientadora)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Mário André Trindade Dantas (UFBA)

2.º Examinador(a): Dr. Hermínio Ismael de Araújo Júnior (UERJ)

3.º Examinador(a): Dr. Celso Lira Ximenes (MUPHI)

4.º Examinador(a): Dr.ª Alcina Magnólia Franca Barreto (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Kleberson de Oliveira Porpino (UERN)

2.º Examinador(a): Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

As cavidades subterrâneas naturais podem constituir um local ideal para a formação de janelas tafonômicas, nelas os restos orgânicos podem ficar protegidos dos fatores bióticos e abióticos, retardando a sua destruição antes do soterramento final. A cidade de Paripiranga, Bahia, localizada no nordeste do Brasil, está inserida em uma região cárstica denominada Supergrupo Canudos, é rica em ocorrências de cavidades naturais e apresenta alguns poucos trabalhos voltados à paleontologia. A geologia da área de estudo apresenta afloramento de rochas Neoproterozóicas da faixa de dobramento Sergipana, incluem: mármores, metarritmitos, metapelitos, em parte calcíferos, e metacherts subordinados da Formação Olhos D’Água do Grupo Vaza-Barris. O objetivo dessa pesquisa é realizar estudos do cenário deposicional, contexto tafonômico e paleontológico em cavidades naturais localizadas na região do estudo, a fim de obter novos dados que contribuam para a interpretação paleoecológica e paleoambiental da região Nordeste da Bahia durante o Quaternário. Dessa maneira, fornecendo informações para subsídio de o plano de conservação, manejo espeleológico e divulgação do patrimônio paleontológico e espeleológico da região. O material analisado no presente estudo corresponde a fósseis de vertebrados coletados nas cavernas de Paripiranga, em especial na Furna do Cazuza. A Furna do Cazuza trata-se de uma cavidade com entrada em abismo, característico de uma armadilha natural. Exibe em seu salão principal um grande aporte de sedimento e material osteológico. Os ossos coletados correspondem a espécies de mamíferos fósseis que viveram durante o Pleistoceno, alguns deles tendo seu primeiro registro para a região: Catonyx cuvieri, e novos registros para Eremohterium laurillardi e Holmesina cf paulacoutoi. A conclusão da tese, está prevista para ser finalizada com a confecção de 3 artigos. O primeiro, em elaboração, descreve os espécimes coletados e registra nova ocorrência para Eremotherium laurillardi e Holmesina sp. fazendo uma breve inferência paleoambiental. Um segundo artigo, em elaboração, trata do levantamento de informações que fundamentem estratégias de divulgação do patrimônio paleontológico e espélico na região, objetivando a conscientização sobre a preservação, fornecendo dados cruciais para a educação ambiental e patrimonial. Um outro artigo contará com dados do levantamento tafonômico, datações e análises isotópicas, onde serão apresentadas as principais interpretações paleoambientais e paleoecológicas da biota encontrada nas cavidades do município de Paripiranga, com ênfase na Furna do Cazuza.

 

Palavras-chave: -