Notícias Notícias

Voltar

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 1 em 2018

“DESCRIÇÃO PALEOHISTOLÓGICA, INFERÊNCIAS ADAPTATIVAS, FISIOLÓGICAS E EVOLUTIVAS DE CROCODILOS NOTOSUCHIA DO CRETÁCEO DO BRASIL (ARCHOSAURIA, MESOEUCROCODYLIA)”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Exame de Qualificação ao Doutorado n.º 1 em 2018

 

Aluno(a): Rafael César Lima Pedroso de Andrade

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão

 

Coorientador(a): -

 

Título da pré-tese: “DESCRIÇÃO PALEOHISTOLÓGICA, INFERÊNCIAS ADAPTATIVAS, FISIOLÓGICAS E EVOLUTIVAS DE CROCODILOS NOTOSUCHIA DO CRETÁCEO DO BRASIL (ARCHOSAURIA, MESOEUCROCODYLIA)”

 

Data: 05/03/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Juliana Manso Sayão (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (URCA)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marina Bento Soares (UFRGS)

5.º Examinador(a): Prof. Dr. Rodrigo Giesta Figueiredo (UFES)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Enelise Katia Piovesan (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Felipe Chinaglia Montefeltro (UNESP)

 

Resumo:

 

Notosuchia é composto por crocodilos primariamente terrestres que irradiaram, principalmente,nas terras do Gondwana no período Cretáceo. A quantidade de formas e hábitos dentro desta fauna de arcossauros implica fatores adaptativos presentes para a manutenção e diversificação dos animais. A análise da microestrutura óssea permite a obtenção de dados sobre a biologia de animais extintos já que o tecido registra informações paleofisiológicas. As técnicas paleohistológicas aqui aplicadas nos ossos longos e costelas de Baurusuchidae e Sphagesauridae. Os resultados obtidos a partir da confecção de lâminas histológicas mostraram a presença de diferentes tipos de tecido ósseo, nenhum dos espécimes amostrados tinha atingido o crescimento assintótico, o crescimento mostra-se bastante cíclico com poucas interrupções efetivas durante o desenvolvimento ontogenético. O tecido costal é bastante diferente dos ossos longos com crescimento mais lento. Quando comparado aos clados basais como Pseudosuchia, esses animais parecem ter estratégias parecidas de desenvolvimento mas em relação a animais aquáticos como Thalattosuchia e aos representantes mais derivados e viventes, esses animais apresentam atividade metabólica mais acelerada. O crescimento acelerado pode estar ligado a ecologia mas conseguiam diminuir a taxa de crescimento quando necessário. O fato de todos os espécimes amostrados não apresentarem as lamelas externas e crescimento ativo no momento da morte aponta que esses animais poderiam estar entrando em decadência enquanto os Sebecosuchia e eusuchia basais começaram a prosperar em ambientes semi-aquáticos e mais tropicais no Cenozoico.

 

Palavras-chave: Notosuchia; Paleohistologia; Cretáceo; Crocodyliformes.