Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 8 em 2023

“MODELAGEM DE REDE DE FRATURAS E ANÁLISE ESTRUTURAL DE SISMITOS DOS CALCÁRIOS LAMINADOS DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE, NE BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 8 em 2023

 

Aluno(a): Márcio Lima Alencar

 

Orientador(a): Dr. Tiago Siqueira de Miranda

 

Coorientador(a): Dr. Igor Fernandes Gomes (UFPE) e Dr. José Antonio Barbosa (UFPE)

 

Título: “MODELAGEM DE REDE DE FRATURAS E ANÁLISE ESTRUTURAL DE SISMITOS DOS CALCÁRIOS LAMINADOS DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE, NE BRASIL”

 

Data: 05/09/2023

 

Horário: 9h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/wgu-zqsb-uqv

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Tiago Siqueira de Miranda (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Débora Cristina Almeida de Assis (UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Francisco Manoel Wohnrath Tognoli (UFRJ)

3.º Examinador(a): Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr. José Ricardo Gonçalves Magalhães (UFRB)

5.º Examinador(a): Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Claus Fallgatter (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Osvaldo José Correia Filho (UFPE)

 

Resumo:

 

Modelos discretos de fratura (DFN) representam uma ferramenta chave na caracterização de reservatórios estruturalmente fraturados. Sistemas de fraturas possuem um importante papel na distribuição da rede permoporosa de reservatórios carbonáticos com baixa permeabilidade. Este trabalho investiga a distribuição espacial de heterogeneidades geológicas (estruturas rúpteis e sedimentares) nos calcários laminados, lacustres, Aptiano da Formação Crato, Bacia do Araripe, NE Brasil. Essas rochas possuem a mesma idade e características sedimentológicas/geomecanicas dos reservatórios carbonáticos do intervalo pré-sal das bacias sedimentares da margem sudeste brasileira. Portanto, a Formação Crato é considerada como uma unidade litoestratigráfica chave para estudar, em escala subsismica, a geologia de reservatórios carbonáticos naturalmente fraturados. Este trabalho tem como objetivo principal modelar a variação da rede permoporosa de laminitos de baixa permeabilidade considerando a segmentação vertical de fraturas em diferentes escalas. Além disso, este trabalho teve como foco a análise estrutural dos sismitos da dos laminitos da Formação Crato e sua relação com reativações tectônicas de estruturas dúcteis. Para observar o efeito de escala, foram elaborados modelos tridimensionais de fraturas (DFNs) em duas escalas: reservatório (1:15.000) e afloramento (1:1). os DFNs foram construídos a partir de técnicas tradicionais de aquisição de dados (scanlines, resistência mecânica, modelos digitais de afloramento) e pseudopoços. As estruturas sin-deposicionais foram formadas por abalos sísmicos de magnitudes maiores que 6. Esses terremotos estão possivelmente relacionados com a deformação rúptil da Zona de Cisalhamento Patos. A modelagem de fraturas mostrou que a permeabilidade equivalente das fraturas horizontais apresentou valores semelhantes em ambas as escalas para as direções Kxx e Kyy. A permeabilidade equivalente das fraturas verticais (Kzz) mostrou que estas estruturas desempenham um papel importante no fluxo de fluido. Os resultados deste trabalho contribuem para a parametrização de modelos discretos de fratura relacionados a reservatórios carbonáticos de baixa permeabilidade.

 

Palavras-chave: Sismitos; Fraturas verticais; Laminitos; DFN; Baixa permeabilidade; Porosidade de fratura; Pseudo-poços