Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 6 em 2023

“TAXONOMIA DE NOVOS ESPÉCIMES DE PTEROSSAUROS (PTERODACTYLOIDEA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO (CRETÁCEO INFERIOR, BACIA DO ARARIPE, NORDESTE DO BRASIL)”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 6 em 2023

 

Aluno(a): Rudah Ruano Cavalcanti Duque

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Felipe Lima Pinheiro (UNIPAMPA)

 

Título: “TAXONOMIA DE NOVOS ESPÉCIMES DE PTEROSSAUROS (PTERODACTYLOIDEA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO (CRETÁCEO INFERIOR, BACIA DO ARARIPE, NORDESTE DO BRASIL)”

 

Data: 13/03/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/eox-ittw-dcz

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Prof. Dr. Felipe Lima Pinheiro (Coorientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Borja Holgado Palacios (URCA)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof. Dr. Renan Alfredo Machado Bantim (PPGEOC/CTG/UFPE)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Taissa Rodrigues Marques da Silva (UFES)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr.ª Yumi Asakura Bezerra de Oliveira (UFPE)

 

Resumo:

 

A Bacia Sedimentar do Araripe abrange uma área entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, tendo sua origem relacionada à abertura do Oceano Atlântico Sul. A Formação Romualdo teve sua deposição entre o Neoaptiano e o Eoalbiano e é conhecida pela grande quantidade de concreções calcárias, a maioria contendo fósseis de excepcional preservação. Com exceção dos peixes, os pterossauros são os vertebrados mais abundantes da bacia, e seus fósseis estão entre os mais bem preservados do mundo. Esta tese de doutorado tem como objetivo o estudo taxonômico e paleoecológico de fósseis de pterossauros da Formação Romualdo, contribuindo com novos dados sobre aspectos ontogenéticos, associação fossilífera e distribuição geográfica do grupo no Cretáceo Inferior da Bacia do Araripe. O seu formato é de coletânea de artigos, onde serão apresentados três manuscritos: 1) O primeiro compreende a descrição e identificação de um fragmento anterior de rostro de pterossauro coletado no município de Exu, Pernambuco. A partir de análises cladísticas e de morfometria geométrica, foi visto uma íntima correspondência com o gênero Anhanguera, sendo o primeiro relato desse gênero sem crista pré-maxilar, corroborando com propostas anteriores de essa ser uma característica fortemente controlada pela ontogenia ou por dimorfismo sexual; 2) o segundo manuscrito consiste na descrição anatômica de três espécimes diferentes de pterossauros, coletados no Sítio Sobradinho, no município de Jardim, Ceará. Os fósseis aqui descritos são relevantes pela boa preservação e pela escassez de registros com procedência geográfica e estratigráfica. Nesse sentido, qualquer nova ocorrência é de interesse e deve ser documentada, sendo esta a primeira descrição formal de pterossauros para essa localidade; 3) o último exemplar descrito, proveniente de Jardim (CE) é composto por dois indivíduos preservados em um nódulo calcário arredondado de aproximadamente 10cm de diâmetro. Foi observado características do clado Anhangueria, como expansão da região anterior do rostro. Os exemplares são considerados juvenis pelo diminuto tamanho. Caso a atribuição a Anhangueria seja confirmada, a possível presença de uma crista pré-maxilar sagital indica que essa característica teria controle não puramente ontogenético, sendo também aventado o dimorfismo sexual.

 

Palavras-chave: Pterosauria; Ontogenia; Bacia do Araripe; Morfologia; Sistemática