Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 3 em 2023

“INTERAÇÃO MORFOLÓGICA E SEDIMENTOLÓGICA PRAIA-BARRAS TRANSVERSAIS E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DA LINHA DE COSTA EM UMA REGIÃO COSTEIRA TROPICAL DE BAIXA ENERGIA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 3 em 2023

 

Aluno(a): Luciana Vieira de Jesus

 

Orientador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia da Silva Andrade (UFS) e Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira (UFSC)

 

Título: “INTERAÇÃO MORFOLÓGICA E SEDIMENTOLÓGICA PRAIA-BARRAS TRANSVERSAIS E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DA LINHA DE COSTA EM UMA REGIÃO COSTEIRA TROPICAL DE BAIXA ENERGIA”

 

Data: 13/02/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/xpa-vtcy-ztf

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira (Coorientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Antônio Vicente Ferreira Junior (UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa (UFC)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Roberto Lima Barcellos (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Taís Kalil Rodrigues (UFS)

5.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Tereza Cristina Medeiros Araújo (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Rodrigo Mikosz Gonçalves (UFPE)

 

Resumo:

 

Uma série de barras transversais foram identificadas, mapeadas e analisadas em uma costa arenosa tropical de baixa energia, bordejada por obstáculos naturais na antepraia sob regime de meso marés semidiurnas. O objetivo do trabalho foi compreender a interação morfológica e sedimentológica entre a praia e as barras transversais e a influência no comportamento da linha de costa no litoral do município de Goiana, norte de Pernambuco. A metodologia consistiu em: (i) mapeamento multitemporal de médio (2007-2017) e curto prazo (2017-2018) das barras e da linha de costa utilizando imagens de satélite e ortomosaicos derivados de sobrevoos com sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP); (ii) cálculo da taxa de variação da linha de costa utilizando a extensão Digital Shoreline Analysis System (DSAS); (iii) levantamento topográfico da área (2017- 2018) com um par de receptores Global Navigation Satellite System (GNSS) no modo cinemático; (iv) confecção de Modelos Digitais de Terreno (MDT) e perfis transversais e longitudinais e, (v) análises texturais e composicionais dos sedimentos da face de praia e das barras transversais. A área de estudo foi dividida em três setores: norte, central e sul e foram observados cinco grupos preferenciais de barras a depender do ângulo formado entre a crista e a linha de costa. As barras transversais ocorrem em maior proporção nos setores central e norte. O processo de erosão predominou no setor sul e central e a deposição predominou no setor norte. Quanto à morfologia, a praia é caracterizada por pós-praia estreito ou inexistente, uma face de praia de até 45m e um terraço de baixa-mar extenso (até 400m). Sobre o terraço as barras transversais se movimentam no sentido longitudinal e transversal levando sedimentos para a praia ao se conectarem. Os sedimentos da praia são de granulometria areia média, moderadamente selecionadas, de composição, essencialmente, siliciclástica com curvas de distribuição unimodais a polimodais. Por outro lado, as barras transversais são compostas por sedimentos do tamanho areia grossa a muito grossa, pobremente selecionadas, de composição, majoritariamente carbonática e com curvas polimodais. Ao chegarem à face de praia os sedimentos carbonáticos mais grossos são dissolvidos pela ação das ondas e, somente, os sedimentos siliciclásticos mais finos permanecem. A troca sedimentar entre praia e barras transversais é atestada tanto pelos aspectos morfológicos quanto aspectos sedimentológicos. A análise da interação entre a praia e as barras transversais são fundamentais para o entendimento dos ambientes costeiros e gestão das zonas costeiras.

 

Palavras-chave: antepraia; sedimentos; morfologia; SARP; DSAS; recifes de calcário