Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 1 em 2024

“MAPEAMENTO DE PALEOLINHAS DE COSTA NA PORÇÃO SUL DE PERNAMBUCO (ADJACENTE À FOLHA DE IPOJUCA), UTILIZANDO MÉTODOS GEOFÍSICOS E GEOTECNIA MARINHA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 1 em 2024

 

Aluno(a): Sharliane Dornelle d'Almeida Arruda

 

Orientador(a): Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso

 

Coorientador(a): -

 

Título: “MAPEAMENTO DE PALEOLINHAS DE COSTA NA PORÇÃO SUL DE PERNAMBUCO (ADJACENTE À FOLHA DE IPOJUCA), UTILIZANDO MÉTODOS GEOFÍSICOS E GEOTECNIA MARINHA”

 

Data: 28/02/2024

 

Horário: 10h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/dcq-nuja-crv

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Elírio Ernestino Toldo Júnior (UFRGS)

2.º Examinador(a): Dr. Fábio José de Araújo Pedrosa (UPE)

3.º Examinador(a): Dr. Iran Carlos Stalliviere Corrêa (UFRGS)

4.º Examinador(a): Dr. Renê Jota Arruda de Macêdo (UNIVASF)

5.º Examinador(a): Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr.ª Rochana Campos de Andrade Lima Santos (UFAL)

 

Resumo:

 

A utilização de métodos geofísicos como a sísmica de reflexão, a varredura lateral com o sonar e a batimetria fornecem informações importantes na identificação de paleocanais, beachrocks e estabilizações de nível de mar, das quais essas estabilizações podem ser usadas para marcar o período de início e fim das sequencias de acomodação na Plataforma Continental Marinha. Estas rochas são utilizadas como evidências de paleoníveis do mar e também formam paleolinhas de costas submersas. Com o objetivo de evidenciar estas feições no reconhecimento do substrato de subsuperfície, foi realizado o perfilamento de sísmica, que se baseou na análise dos refletores encontrados nas seções de sísmica rasa, na região offshore da praia de Itapuama e Porto de Suape em Pernambuco. Os dados do perfilamento sísmico de reflexão geraram conjuntos de seções descritas através dos perfis longitudinais (L) e transversais (T). Tres unidades sísmicas U1,U2 e U3 foram identificadas bem como a paleolinha na isóbata de 15-20m, além dessa análise dos refletores, varredura lateral de fundo, também foi realizada a sondagem marinha tipo Jet-Probe e de superfície de fundo (Van Veen), com isso, foi possível validar além da sedimentação bem como a continuidade do alinhamento da paleolinha (15-20m), por observação de inflexões na declividade na Plataforma. A ocorrência dessas estruturas de subsuperficie, possivelmente associados às últimas variações relativas do nível do mar durante o Quaternário, sugerem que no Holoceno essas estruturas eram antigas linhas de costa. Portanto, os resultados deste trabalho contribuem na evolução Sedimentológica da Plataforma Continental adjacente à Folha Ipojuca-PE.

 

Palavras-chave: Sísmica Rasa; Sondagem; Plataforma Continental-PE