Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 15 em 2017

Defesa da Dissertação de Mestrado: “ANÁLISE FACIOLÓGICA E PETROGRÁFICA DA SEQUÊNCIA CARBONÁTICA DO POÇO 1-LABIO-PE3 (IATE) DA BORDA NORTE DA BACIA DE PERNAMBUCO”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 15 em 2017

 

Aluno(a): Míviam Gracielle de Melo Rodrigues

 

Orientador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho

 

Coorientador(a): -

 

Título: “ANÁLISE FACIOLÓGICA E PETROGRÁFICA DA SEQUÊNCIA CARBONÁTICA DO POÇO 1-LABIO-PE3 (IATE) DA BORDA NORTE DA BACIA DE PERNAMBUCO”

 

Data: 04/08/2017

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Reunião do PPGEOC (sala 326), localizada no 3.º (terceiro) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr.ª Silvana Diene Sousa Barros (CPRM-Recife)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Dunaldson Eliezer Guedes Alcoforado da Rocha (CPRM-Recife)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. José Antonio Barbosa (PPGEOC/UFPE)

 

Resumo:

 

O presente trabalho traz novas informações a respeito do limite entre as Bacias Pernambuco e da Paraíba durante o Maastrichtiano. Até o presente trabalho a Formação Gramame, unidade carbonática que só havia sido descrita na região norte do Recife, agora teve seu registro na região sul. O estudo teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento existente a respeito da unidade citada e como base de dados o poço estratigráfico Poço Iate (1 LABIO-PE3), no intervalo de 50 a 54 metros, onde entre as profundidaes 50,00 a 52,00 ocorrem calcarenitos de granulação muito fina, com coloração cinza, foi possível identificar moldes de conchas e a ocorrência de recristalização de pirita. Na porção compreendida entre as profundidades de 52,00 a 54,00 foi identificada uma rocha calcária, sendo designada como calcário dolomítico. Com base nas novas evidências adquiridas, são informações de grande importância para o empilhamento estratigráfico da bacia. A investigação dos testemunhos foi baseada na identificação e a caracterização das litofácies descritas através dos testemunhos e as microfácies observadas nas análises petrográficas. Com base nessas informações ficou constatado que a Bacia da Paraíba tem seu limite com a Bacia Pernambuco na região do Iate Clube, no bairro do Cabanga, na planície do Recife.

 

 

Palavras-chave: -

Data da última modificação: 02/08/2017, 15:40