Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2017

Defesa da Dissertação de Mestrado: “SEDIMENTOLOGIA E ESTRATIGRAFIA DA FORMAÇÃO TAMBABA: EOCENO DA SUB-BACIA ALHANDRA, BACIA PARAÍBA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2017

 

Aluno(a): José Diego Dias Veras

 

Orientador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann

 

Coorientador(a): -

 

Título: “SEDIMENTOLOGIA E ESTRATIGRAFIA DA FORMAÇÃO TAMBABA: EOCENO DA SUB-BACIA ALHANDRA, BACIA PARAÍBA”

 

Data: 03/08/2017

 

Horário: 9h

 

Local: Sala de Reunião do PPGEOC (sala 326), localizada no 3.º (terceiro) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Valdir do Amaral Vaz Manso (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. José Diniz Madruga Filho (UFPE)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Silvana Diene Sousa Barros (CPRM-Recife)

 

Resumo:

 

A Formação Tambaba possui idade Eocênica e ocorre de forma restrita em superfície na região costeira norte da Bacia Paraíba. Anteriormente, os depósitos carbonáticos constituintes desta unidade eram frequentemente citados como Formação Marinha Farinha Superior, admitindo-se uma formação estratigráfica distinta da Formação Marinha Farinha, de idade Paleocênica. Este trabalho teve como objetivo a construção de um modelo paleoambiental dos calcários recifais da referida formação através de estudos sedimentológicos. Os afloramentos estudados estão localizados na faixa costeira entre as praias de Tambaba, Coqueirinho e Jacumã, no estado da Paraíba. Estes depósitos carbonáticos apresentam um aspecto coquinoide e devido à erosão, um aspecto ruiniforme irregular. Porções acumuladoras de biválvios e gastrópodes propiciaram um intenso processo de bioerosão, causado principalmente por organismos perfuradores. Além disso, apresentam uma intensa variação de fácies que foram caracterizadas através de microscopia óptica e catodoluminescência entre Mudstones, Wackestones e Packstones. São compostas essencialmente por uma matriz micrítica com a presença ainda de pirita e sílica em menores proporções, entretanto, as fácies sofrem o processo diagenético de substituição de calcita por dolomita (dolomitização). Outros processos diagenéticos como dissolução, cimentação e compactação foram identificados nos estudos petrográficos. A evidência de bastante piritização substituindo valvas e fragmentos de bioclastos, e também substituindo tubos de Thallassinoides indicam um estágio eodiagenético.

 

Palavras-chave: -

 

Data da última modificação: 02/08/2017, 15:34