Professora do PPGEM e Coordenadora do projeto Brafitec Aminov-Meca na UFPE relata experiência no XVI Fórum Brafitec, na França

Nadège Bouchonneau, do Departamento de Engenharia Mecânica, visitou universidades parceiras do projeto Brafitec

Coordenadora do projeto de mobilidade acadêmica Brafitec Aminov-Meca na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a professora Nadège Sophie Bouchonneau da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica, participou no mês de junho do XVI Fórum Brafitec, realizado na cidade de Marseille, na França, e aproveitou a missão de trabalho para visitar as universidades francesas que são parceiras do projeto atualmente.

Apresentação da docente Nadège Bouchonneau no fórum

Após o fórum do programa de mobilidade acadêmica Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec), a UFPE foi convidada a integrar a rede internacional Global Education Exchanges for Engineers and Entrepreneurs (Ge4), cujo principal objetivo é conectar instituições acadêmicas de engenharia e de gestão no mundo todo.

O Brafitec possibilita que estudantes da graduação em diversas áreas da Engenharia façam intercâmbio nas universidades parceiras dos projetos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs (CDEFI).

Durante a 16ª edição do Fórum, a professora Nadège Bouchonneau fez parte de uma mesa-redonda sobre o tema “Um oceano de soluções? Engenharia marítima para o futuro” e apresentou várias ações desenvolvidas na UFPE na área de Engenharia Offshore e no desenvolvimento de novas tecnologias marinhas.

Atividades de pesquisa já vêm sendo realizadas em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE e o Institut de Recherche Dupuy de Lôme (IRDL/Ensta Bretagne). Neste contexto, dois trabalhos de mestrado foram desenvolvidos, com a cotutela da professora Nadège Bouchonneau e do professor Christian Jochum, na área de simulação multifísica e otimização da cura de compósitos termofixos espessos.

Segundo a professora Nadège, é importante destacar que a UFPE possui uma parceria duradoura com as instituições francesas e que os intercâmbios enriquecem a formação dos futuros profissionais da Engenharia. A mobilidade acadêmica abre várias oportunidades, a exemplo de alunos que passaram a trabalhar em renomadas empresas na França e no Brasil ou que continuam desenvolvendo trabalhos de doutorado em parceria com as escolas de engenharia e empresas. Desde 2014, através dos projetos Brafitec NER e Aminov-Meca, foi viabilizado o intercâmbio acadêmico de 73 alunos brasileiros e de 34 alunos franceses.

REUNIÕES – Em virtude do fórum e da agenda de visitas a parceiros do programa, a parte brasileira do projeto participou de reuniões com as diretorias dos setores de internacionalização das instituições francesas para conversas sobre o andamento do projeto, ações de pesquisa conjuntas, a renovação de acordos sobre o duplo diploma e o desenvolvimento de uma nova proposta para o Edital Capes/Brafitec 2023. Essas ações visam consolidar cada vez mais os laços e parcerias entre as instituições envolvidas no projeto.

Estudantes do Brasil que estão na França e graduandos franceses que têm interesse no programa Brafitec também puderam participar de encontros e rodas de conversa por causa da realização do fórum.

Professora Nadège Bouchonneau

nadege.bouchonneau@ufpe.br