Docentes e pesquisadores da UFPE participam de evento sobre métodos computacionais em Engenharia em Portugal

Integrantes do grupo ainda apresentaram palestras em Hamburgo, na Alemanha, e na cidade de Coimbra, em Portugal

Docentes e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), em Engenharia Mecânica (PPGEM) e em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM-CAA) da UFPE participaram, de 13 a 16 deste mês, do 440 Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce 2023), na cidade do Porto, em Portugal. Houve apresentações de trabalhos e também coordenação de minissimpósios.

Os professores Alessandro R. E. Antunes (Núcleo de Tecnologia – NT - do Centro Acadêmico do Agreste - CAA), Darlan K. E. de Carvalho (Departamento de Engenharia Mecânica – Demec/Centro de Tecnologia e Geociências - CTG), Fernando R. L. Contreras (NT-CAA), Paulo Roberto Maciel Lyra (Demec-CTG) e Silvana Maria B. Afonso da Silva (Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - Deciv/CTG), e alunos de pós-graduação da UFPE apresentaram trabalhos no evento. Docentes da UFPE também estiveram na coordenação de minissimpósios: “Advanced Discretization Techniques for the Simulation of Fluid Flow in Porous Media”, pelos professores Paulo Lyra (UFPE), Darlan Carvalho (UFPE), Clovis Maliska (UFSC), Maicon R. Correa (Unicamp) e Alírio E. Rodrigues (FEUP); e “Engineering Design Optimization”, pela professora Silvana Bastos (UFPE) e pelos professores Bernardo Horowitz (UFPE) e Evandro Parente (UFC).

Docentes receberam o prêmio de menção honrosa por Artur Castiel Reis de Souza

Ainda no âmbito do Cilamce 2023, o engenheiro Artur Castiel Reis de Souza, doutor em Engenharia Civil pela UFPE, orientado pelos professores Paulo Lyra, Darlan de Carvalho e Michael Edwards (Swansea University), recebeu menção honrosa do prêmio “Abmec Award for the Best Doctoral Thesis of the Year 2022”, por ter ficado em 2° lugar com a tese intitulada “Conservative Multiscale Strategies for Multiphase Flow on Highly Heterogeneous Petroleum Reservoirs using Fully Unstructured Grids”.

OUTROS EVENTOS – Antes do Cilamce, o professor Paulo Lyra participou do 2nd German-Brazilian Workshop on Computational Mechanics, em Hamburgo, na Alemanha, de 8 a 11 de novembro, com apresentação de palestra “Advances in Locally Conservative Multiscale Strategies for the Simulation of Multiphase Flow on Highly Heterogeneous Porous Media Using Unstructured Meshes”, em sessão plenária.

E, logo após o Cilamce, o professor Fernando R. L. Contreras, do CAA, a convite do professor Stephane Louis Clain, do Departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, visitou a instituição e apresentou a palestra “Advances in finite volume methods for the simulation of flows in porous media”. A visita teve como objetivo estabelecer uma colaboração técnica e científica no campo da modelagem computacional de escoamentos em meios porosos, com foco em métodos de ordem muito alta.

Professor Alessandro Antunes

alessandro.antunes@ufpe.br