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Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática

Docentes Permanentes

Interesse de pesquisa: Educação Matemática em especial a didática da matemática de influência francesa (Transposição didática; Teoria Antropológica do Didático (TAD)) e seus elementos nos currículos, na sala de aula (aluno e professor); com ênfase nos seguintes temas: Aritmética, Álgebra, Ensino, Aprendizagem,  Currículo na Educação Matemática, Formação  docente, Programas Curriculares e Livros Didáticos.

Interesse de pesquisa: propostas didáticas e demonstrações experimentais para o Ensino de Física.

Interesse de pesquisa:  Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa e Química Orgânica.

Interesse de pesquisa: ensino de Matemática com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem da Estatística e Probabilidade e Formação de Professores de Matemática do Ensino Básico. Interesse com pesquisas sobre Educação Estatística e Probabilística,Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Livros Didáticos e EOS - Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática.

Interesse de pesquisa:  Educação em Saúde, Ensino de Ciências e Biologia, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Educação à Distância, Mobile Learning, Metodologias Ativas, Inovação Pedagógica e Estratégias Didáticas.

Interesse de pesquisa: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático.

Interesse de pesquisa: processos de ensino e aprendizagem em ciências com foco no desenvolvimento humano com base na teoria sócio-histórico-cultural (Vygotski, Leontiev, Galperin)

Interesse de pesquisa: Experimentação com viés problematizador como recurso didático para aprendizagem significativa e dialoga com formação de professores de Química, na perspectiva reflexiva.

Interesse de pesquisa: Metodologias voltadas ao Ensino-Aprendizagem com foco na Experimentação a partir de Plantas Medicinais do Agreste Pernambucano.

 

Docentes Colaboradores

Interesse de pesquisa: jogos e atividades lúdicas, experimentação e avaliação e aprendizagem por meio do Lúdico.

Interesse de pesquisa: Educação Matemática, em especial os pressupostos teóricos e metodológicos da Didática da Matemática de influência francesa. Com enfoque nos fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem matemática: o Contrato Didático, a Transposição didática, a Teoria Antropológica do Didático (TAD). No campo de investigação, da aritmética, da álgebra, do currículo, da formação docente e livros didáticos.

Interesse de pesquisaaprendizagem ativa, questionamento, metodologia da investigação, Educação em Química, TIC, formação de professor eLearning.

Interesse de pesquisa: ensino e aprendizagem de ciências, com ênfase em conceitos químicos. Processos de conceituação envolvendo a teoria dos Perfis Conceituais. Estratégias didáticas para o ensino das ciências. Transposição Didática e Contrato Didático envolvendo conceitos químicos. História e Filosofia das Ciências em situações de ensino. Relações entre o conhecimento científico e outras formas de ver e conceituar o mundo.

Interesse de pesquisa: aprendizagem baseada na resolução de problemas, concepções, práticas e atitudes de professores de Ciências frente à introdução de inovações didácticas no ensino e na aprendizagem das ciências; recursos e materiais didácticos (tradicionais e inovadores) quanto às suas potencialidades de promover a aprendizagem das ciências; formação de professores com vista à inovação didáctica; estratégias inovadoras de ensino das Ciências. 

 

Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática

Docentes Permanentes

Interesse de pesquisa: Pesquisas de caráter teórico e empírico sobre: Resiliência e Educação integral; Muldimensionalidade e Formação do Educador; Formação Humana e Educação; Inteligência Emocional; Filosofia da Existência e a relação entre Educação e Espiritualidade.

Interesse de pesquisa: estudo das possíveis correlações entre epistemologia e aprendizagem significativa no desenvolvimento de propostas metodológicas e curriculares no ensino de ciências e na formação de professores.

Interesse de pesquisa:

Interesse de pesquisa: Teorias em Educação Matemática. História da Educação Matemática. A disciplina escolar Matemática na Educação Básica.  Formação do Professor de Matemática. Didática da Matemática. Estudos e Pesquisas acerca da noção de Relação ao Saber: abordagem microssociológica (Bernard Charlot e equipe Escol); abordagem clínica de orientação psicanalítica (Jacky Beillerot e equipe Savoir et Rapport au Savoir); abordagem antropológica (relação pessoal e relação institucional - Yves Chevallard); relação ao saber do professor e/ou do estudante. Educação Matemática nos contextos da Educação do Campo. Mapeamento em Pesquisa Educacional.  

Interesse de pesquisa: estudo das dimensões epistemológicas, cognitivas e praxeológicas na formação de professores em metodologias ou estratégias de ensino ativo. Mediação, argumentação e negociação de significados na construção dos saberes. Mapas Conceituais. 

Interesse de pesquisa: avaliação educacional, aprendizagem e currículo, formação de professores, aprendizagem e avaliação,educação superior, avaliação institucional e arte-educação. 

Interesse de pesquisa: Educação Matemática com ênfase na Formação de Professores de Matemática do Ensino Básico: A influência da pós-modernidade na Educação Matemática, A Matemática na Educação de Jovens e Adultos, Tendências no ensino de Matemática, O IDH e seus impactos na Educação Básica, o Dispositivo sala de aula de Matemática, Educação Matemática sob a óptica da Filosofia da Diferença.

Interesse de pesquisa: ensino e aprendizagem; diálogo em sala de aula; argumentação na construção do conhecimento e no desenvolvimento metacognitivo e da autorregulação; fala exploratória; ensino dialógico e formação de professores.

Interesse de pesquisa: Formação de professores e Prática Pedagógica; Educação Especial, Paradigmas da Integração/Inclusão; Educação inclusiva e Direitos Humanos; Educação Popular e Movimentos Sociais; Didática, Metodologia e Avaliação. 

 

Docentes Colaboradores

Interesse de pesquisa: concepções e práticas de ensino e avaliação nas áreas de Química e Física (principalmente), tanto no âmbito da Educação Básica, quanto da Formação de Professores dessas áreas, com o olhar voltado para os professores do ensino superior, licenciandos e estudantes do Ensino Médio. Tenho interesse também nos documentos orientadores (Projetos Pedagógicos e Documentos Oficiais) acerca da avaliação e sua efetivação no chão da escola.

Interesse de pesquisa: Formação Didático-Pedagógica, Formação Docente para o Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem, Aprendizagem de Adultos (Andragogia), Aprendizagem Significativa e Interprofissionalidade.