Corpo Docente Corpo Docente


 

ALESSANDRO ROMÁRIO ECHEVARRIA ANTUNES (Colaborador)

(imagem)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2008

Contato: alessandro.antunes@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949293011431927

ORCID:

Google Scholar: 

Possui graduação em Bacharelado em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional pelo Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS(1999), mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecânica Computacional pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (2002), e doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Dinâmica dos Fluídos Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Método dos Elementos Finitos, Interação Fluido-Estrutura, Fractional Step Method, Equações de Navier-Stokes Incompressíveis, Computação Paralela, Escoamentos em Meios Porosos, Método dos Volumes Finitos Multiescala

 

ANA CECÍLIA VIEIRA DA NÓBREGA (Colaboradora)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais - UFRN/2008

Contato: acvn@supercabo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3109732203611868

ORCID:

Google Scholar: 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com participação no Programa de Doutorado com Estágio - PDEE-CAPES em Portugal na Universidade do Minho. Foi professora substituta do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalhou durante 2 anos em projeto CTPETRO/FINEP na área de corrosão interna em dutos transportadores de gás e a problemática do pó preto. Seu trabalho de doutorado foi voltado à formulação de materiais cimentantes para poços de petróleo, período em que foi bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo. Tem experiência na área de materiais, com ênfase em durabilidade e corrosão, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, argamassas, cimentação de poços de petróleo, ataque ácido a materiais cimentícios. Atualmente desenvolve atividades na área de Engenharia Civil, no desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis e de novos materiais, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de baixo impacto ambiental, valorização de resíduos, reutilização de resíduos e subprodutos industriais em materiais de construção (argamassas, cerâmicas e concretos): lodo têxtil, cinza de madeira, cinza de bagaço de cana, cerâmica vermelha, cerâmica hidrossanitária, gesso de molde cerâmica, gesso da construção civil, PET, etc... Participou de treinamento intitulado - Entrepreneurship Education to Strengthen Emerging Economies - Internacional Training Program, no Entrepreneurship Development Institute of India com carga horária de 240 horas.

 

ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA (Permanente)

Área de Concentração: Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2009

Contato: anderson.paiva@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8275483858862408

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3475-1454

Google Scholar: 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é membro permanente da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do curso de graduação da Universidade Federal de Pernambuco, membro permanente da Universidade Federal de Pernambuco, membro associado da Associação Águas do Nordeste e professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: filtração em margem, qualidade de água, drenagem urbana, interação rio-aqüífero e zona 

 

ARTUR PAIVA COUTINHO (Permanente)

Área de Concentração: Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2015

Contato: arthur.coutinho@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9407718849634806

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil ( 2011) e Doutorado em Engenharia Civil pela UFPE (2015). Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Atualmente, é Coordenador do Núcleo de Tecnologia, Professor Adjunto da UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste - CAA e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPE, Campus do Agreste e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UFRPE, Campus Recife. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia Urbana, Técnicas Compensatórias em Drenagem Urbana, Física do solo, Hidrologia Estatística, Modelagem Hidrologica da Zona Nao Saturada e Geofisica Aplicada a Engenharia Civil.

 

DIOGO HENRIQUE FERNANDES DA PAZ (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2019

Contato: diogo.henriquepaz@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9711778448759836

ORCID: 

Google Scholar:

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (Campus Cabo de Santo Agostinho) e do curso de Especialização em Sustentabilidade Urbana do IFPE, campus Recife. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (UFPE/CAA). Doutor em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) e Especialista em Perícia Ambiental na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Engenheiro Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Engenheiro Ambiental pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Atualmente coordena o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFPE, campus Cabo. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) do município do Cabo de Santo Agostinho. Possui atuação nas áreas de Cidades Sustentáveis, Construção Sustentável, Resíduos da Construção e Demolição (RCD), Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Saneamento Ambiental e Geoprocessamento. É pesquisador-líder do grupo de pesquisa AMBISOFT - Tecnologia e Gestão Ambiental.

 

DOUGLAS MATEUS DE LIMA (Permanente)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2018

Contato: douglas.mlima@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9798318672044194

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Engenharia Civil (2010) pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA), mestrado (2013) pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) e doutorado (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor Adjunto-C2 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lotado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Atua no tema de estabilidade, dinâmica e controle de vibrações em torres tubulares de aço para aerogeradores de eixo horizontal. Tem experiência na área de Estruturas em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de bambu, de madeira, de concreto armado e de aço.

 

EDEVALDO MIGUEL ALVES (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2015

Contato: edevaldo.miguel@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8261502125552242

ORCID: 

Google Scholar:

Edevaldo Miguel Alves é graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Mestre em Tecnologia Energéticas e Nucleares (PROTEN) pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), na área de Aplicação de Radioisótopos (Física de Solos) e Doutor em Engenharia Civil (2015), com área de concentração em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Solos, Recursos Hídricos, Hidrologia e Modelagem Matemática. Atualmente, é Professor Adjunto I da UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste - CAA

 

ELIZABETH AMARAL PASTICH GONÇALVES (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2011

Contato: elizabeth.goncalve@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5525954900250999

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Ciências Bi'ologicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores ambientais, esgotos, tratamento, biomassa, reúso hidroagrícola e reaproveitamento.

 

ÉRIKA PINTO MARINHO (Permanente)

(imagem)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais e Tecnologia Ambiental

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais - UFRN/2004

Contato: marinhoerika@yahoo.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1192938961586608

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Durante a pós-graduação se especializou na obtenção e caracterização de materiais, participando de projetos sobre desenvolvimento de novos materiais de interesse tecnológico. Seu trabalho de doutorado foi voltado à formulação de materiais cimentantes para poços de petróleo, período em que foi bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo. Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, realizando pesquisas em parcerias com os Laboratórios de Engenharia Ambiental e Materiais, com os quais realiza projetos para produção de materiais e redução de impacto ambiental de indústrias de lavanderias da região Agreste de Pernambuco, além de desenvolver algumas pesquisas relacionadas à síntese e aplicações de materiais nanométricos.

 

FERNANDO RAUL LICAPA CONTRERAS (Permanente)

(imagem)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia Mecânica - UFPE/2017

Contato: fernando.raul@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0011562366111272

ORCID: 

Google Scholar:

Possui bacharel em Matemática pela Universidad Nacional San Luis Gonzaga (2008), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco em 2012 e 2016, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto 2 na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Tem experiência nas Engenharias Civil e Mecânica, com ênfase em Formulações Variacionais Discretas e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formulações Numéricas Localmente Conservativas, Modelagem e Simulação de Escoamentos em Meios Porosos, Método dos Volumes Finitos Lineares e Não-Lineares e Analise Numérico.

 

GILSON LIMA DA SILVA (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Química - UNICAMP/2005

Contato: gilson.lsilva@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0837282839700191

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Mestrado em Agronomia na área de Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e Doutorado em Engenharia Química na área de Engenharia Ambiental, pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi Diretor de Controle Ambiental da CPRH de 1994-1996. Implantou e coordenou o Curso de Engenharia Ambiental da Uninassau de 2005 ? 2009. Foi professor efetivo do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do ITEP de 2004-2009. É Professor Associado do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco na Área de Recursos Hídricos do Curso de Engenharia Civil do Campus Agreste. É professor efetivo do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil e Ambiental do Campus Agreste. Atualmente exerce o cargo de Vice- Diretor do Campus Agreste da UFPE. Tem experiência na área de Engenharia da Sustentabilidade, sendo atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa de Gestão Ambiental Avançada-GAMA e do Laboratório de Engenharia da Sustentabilidade do Campus Agreste da UFPE, desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de Química Ambiental, Gestão Ambiental, Avaliação de Contaminantes Emergentes, Aplicação dos 17 ODS das Nações Unidas, Gestão de Resíduos sólidos, Avaliação de Impacto Ambiental, Monitoramento da Qualidade das Águas, Avaliação de Ciclo de Vida, Higiene e Segurança do Trabalho e Educação Ambiental.

 

GIULIANA FURTADO FRANCA BONO (Colaboradora)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia - UFRGS/2008

Contato: giuliana.franca@gmail.com

giu_franca@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5299242696442482

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3668-135X

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=OQf1tqEAAAAJ

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Estrutural, Concreto Armado e Protendido, Modelos Constitutivos, Método dos Elementos Finitos, Otimização e Confiabilidade Estrutural.

 

GUSTAVO BONO (Colaborador)

(imagem)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia - UFRGS/2008

Contato: bonogustavo@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1024603694014079

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4666-8703

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=xPE4TJEAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (2001), mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 e 2008). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Simulação Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia do Vento Computacional, Otimização Topológica, Método dos Elementos Finitos, Simulação de escoamentos compressíveis e incompressíveis.

 

JOSÉ ALMIR CIRILO (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/1991

Contato: almir.cirilo@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2152875269031463

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8672-0898

Google Scholar:

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), com Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste. Tem coordenado diversos projetos financiados pelo CNPq, CAPES e instituições internacionais. Exerceu as seguintes funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia no Governo de Pernambuco: Secretário Executivo de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (2015-2016); Secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria de Infraestrutura (2014); Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos (2012/2013); Secretário Executivo de Recursos Hídricos (2007/2011);Diretor de Recursos Hídricos e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (1995-1998). Secretário Executivo (1998, 2007-2011; 2014-2016) e Presidente (2012-2013) do Conselho de Recursos Hídricos Participou do CTHIDRO-Comitê Gestor do Fundo de Recursos Hídricos do Ministério de Ciência e Tecnologia, primeiro como representante da comunidade científica (2001-2004) e depois como Presidente do Comitê Gestor (2005-2010). Coordena diversos projetos de pesquisa e cooperação técnica Universidade/Empresa/Instituições de gestão pública. É Ex-Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, da qual hoje é conselheiro. Foi membro da diretoria do comitê da bacia do rio São Francisco, representando até 2006 a comunidade científica, e posteriormente o Governo de Pernambuco (2007 a 2016). Foi membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 2001. Sua experiência é voltada à Engenharia Civil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Hidrologia, Hidráulica Fluvial, Macrodrenagem, Geoprocessamento, Gestão de Recursos Hídricos, Otimização e Sistemas de Suporte à Decisão. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e da Sociedade Brasileira de Cartografia. É membro da Academia Pernambucana de Engenharia e da Academia Pernambucana de Ciências.

 

MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil - UFPE/2011

Contato: maria.belo@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6381756574084574

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000), mestrado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutorado em Engenharia Civil - área Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011). Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - CAA, Caruaru, sendo coordenadora deste curso por 4 anos. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGECAM, na linha de pesquisa Desenvolvimento do Semi-árido, desenvolvendo estudos sobre solos expansivos e interação solo-estrutura. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em ensaios geotécnicos de campo e de laboratório, e projetos de aterros Sobre Solos Moles.

 

MARIANA FERNANDES DOS SANTOS VILLELA (Colaboradora)

Área de Concentração: Estruturas e Materiais

Doutorado em Engenharia Mecânica - UFU/2015

Contato: mariana.villela@ufpe.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3835350043768139

ORCID: 

Google Scholar:

Possui graduação em Matemática (2008) e mestrado na engenharia mecânica (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em engenharia mecânica (2015), atuando na área de dinâmica dos fluidos computacional. Atualmente professora adjunta A da Universidade Federal do Pernambuco, núcleo de Tecnologia, Centro Acadêmico do Agreste.

 

SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Mecânica- UFPB/2009

Contato: s.bezerra@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4678267078253179

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5815-5908

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=A_MnFeQAAAAJ

Professor Associado do curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, e doutorado em Engenharia Mecânica, ênfase em Automação. Tem experiência na área de Engenharia Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, modelagem computacional e calibração de sistemas de distribuição de água; técnicas de otimização; eficiência energética e hidráulica de sistemas de abastecimento de água; gestão da demanda e uso racional de água no meio urbano. Orientador de mestrado e doutorado. Autor de mais de 100 publicações técnico-científicas, que incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, e congressos. Nos últimos cinco anos, coordenou projetos de pesquisa financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Facepe. Dentre as atividades de Inovação e Popularização de C&T, destaca-se a atuação no projeto de setorização do sistema de abastecimento de água de João Pessoa-PB - participando principalmente na implementação de novas técnicas para a modelagem e identificação de distritos de medição e controle dos sistemas; e a participação como instrutor do módulo 'Controle operacional e redução de perdas' de cursos de atualização técnica oferecidos à COMPESA denominados de "Gestão Operacional em Sistemas de Saneamento".

 

SIMONE MACHADO SANTOS (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil/Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos - UFPE/2007

Contato: smachados@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0184432775131107

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1086-9140

Google Scholar: 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Trabalhou como analista ambiental no órgão de controle ambiental do Estado de Pernambuco (CPRH), de 2004 a 2008. Atualmente, é professor associado 2 da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha com pesquisa na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de efluentes.

 

SYLVANA MELO DOS SANTOS (Permanente)

Área de Concentração: Tecnologia Ambiental

Doutorado em Engenharia Civil/Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos - UFPE/2005

Contato: sylvana.ufpe@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8105189048452016

ORCID:

Google Scholar: 

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com um período de 2 anos de estudos (doutorado sanduíche) na Alemanha (Institut für Erdmessung - Universität Hannover). Atualmente é Professora Associada da UFPE, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, coordenadora do pólo UFPE do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfAgua da ANA, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPE e ProfAgua. Coordena/atua em projetos na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, subsidência do solo, tecnologias alternativas para o semiárido (cisternas) e técnicas compensatórios para drenagem urbana (telhados ecológicos).