Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)

Destaques Destaques

Pós-Graduação em Comunicação abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado

Os interessados devem se inscrever a partir do dia 7 de agosto

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições devem ser realizadas no portal público de processos seletivos do Sigaa do dia 7 a 14 de agosto. O edital foi publicado no Boletim Oficial da UFPE nº 125.

Para o curso de mestrado exige-se graduação na área do programa ou áreas afins. Com relação ao curso de doutorado, o participante deve possuir mestrado na área do programa ou áreas afins, em instituições reconhecidas pela Capes.

São ofertadas 35 vagas para o curso de mestrado e 19 para o de doutorado, distribuídas nas duas linhas de pesquisa: Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos; Estética e Culturas da Imagem e do Som. Haverá reserva de 30% das vagas para ações afirmativas. Além disso, será destinada uma vaga adicional para os servidores da UFPE.

O processo seletivo compreende as etapas referentes à homologação das inscrições; análise dos projetos de pesquisa; conferência do comprovante de proficiência; prova escrita realizada de forma presencial no dia 2 de outubro; defesa oral do projeto de pesquisa (via Google Meet); análise da trajetória acadêmica. A divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 11 de dezembro.

Consulte o edital aqui.

Mais informações:

secretaria.ppgcom@ufpe.br

FAQ (perguntas frequentes):

A Coordenação do PPGCOM liberou este breve guia de instruções para tirar as principais dúvidas que tem recebido, nos últimos dias, de candidatos à seleção de Mestrado e Doutorado para as turmas de 2024.

A principal dúvida diz respeito ao item D do tópico 2.1 do Edital de Seleção, que enumera como um dos documentos de entrega obrigatória no ato de inscrição o Curriculum Vitae, no modelo adotado pelo Programa, relativo ao Anexo 4. Esta questão está, na ficha de inscrição que o candidato deve preencher, contemplada nos itens 4 e 5. No item 4, o candidato deve anexar uma cópia em PDF do seu Currículo Lates. No item 5, deve anexar o formulário preenchido que está na página 14 do Edital (Anexo 4).

Outra dúvida comum é sobre a questão 13 da ficha de inscrição, que pede para que seja anexado comprovante de uma das categorias descritas no item 2.1.1. do Edital (inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, alunos concluintes de cursos de Mestrado e Doutorado, servidores da instituição e professores substitutos). Embora o modelo do Anexo 2 do Edital referencie apenas as duas primeiras categorias, o candidato tem liberdade para modificar o modelo sugerido. Importante, de fato, é a inclusão de documento comprovante (formato PDF) de uma das quatro condições.

Quem pedir isenção da taxa deve fazer a inscrição até a quinta-feira, 10 de agosto. Caso a solicitação seja autorizada, o candidato já estará inscrito. Se for recusada, ele será informado disso até o sábado (12 de agosto), e terá mais dois dias para decidir se paga a taxa (e confirma a inscrição) ou não (e deixa o processo seletivo).

O projeto de pesquisa deve ter de quatro a seis páginas, sem contar com a capa, mas contabilizando as referências bibliográficas, no formato ABNT (Times New Roman 12, entrelinha 1,5). As referências podem estar em entrelinha simples.

Data da última modificação: 09/08/2023, 16:09

Centro de Artes e Comunicação

Av. Prof. Moraes Rego, s/n Cidade Universitária - CEP 50670-901 Recife - Pernambuco - Brasil