Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)

NEPE: Prof. Dr. Bartolomeu Figueirôa de Medeiros

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco vem a público comunicar o falecimento do antropólogo, Prof. Dr. Bartolomeu Figueirôa de Medeiros, Frei Tito, ocorrido no dia 28 de março de 2020, em Recife. Nosso colega Frei Tito, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE, foi um dos fundadores do NEPE, e encabeçou pesquisas importantes no campo da etnicidade relacionadas a questões quilombolas ainda nos finais dos anos noventa. Permaneceu entre os pesquisadores do NEPE até recentemente quando se aposentou, deixando trabalhos importantes, hoje reconhecidos pelo Estado, como por exemplo, o inventário da Feira de Caruaru, eternizado pelo registro realizado pelo IPHAN em 2006. Reconhecemos no seu trabalho e na sua maneira de ser, um importante característica que cativava muitos de nós: a sua capacidade escutar e apoiar iniciativas no campo da pesquisa relacionada as questões quilombola e nas relações interétnicas. Vai sem dúvida nenhuma deixar muitas saudades entre os pesquisadores que conviveram com ele. Nós, que fazemos parte do NEPE, nos solidarizamos com sua família nesse momento de muita dor e de separação.

Renato Athias, Coordenador do NEPE.

Data da última modificação: 30/03/2020, 17:21

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e Museologia

Rua Acadêmico Hélio Ramos - s/n - 13º andar Cidade Universitária - Recife, PE - Brasil CEP: 50.670-901