Discente em Regime Especial - Oferta de disciplinas 2024.1 e Processo Seletivo Simplificado

- DISCENTES EM REGIME ESPECIAL 2024.1

MÊS

DIA

ATIVIDADES

FEVEREIRO

21/02 - 26/02

21/02

Divulgação da oferta de disciplina neste semestre para discentes regulares, discentes em      regime especial e discentes de outros Programas.

Inscrição para o processo seletivo simplificado dos Discentes em Regime Especial 2024.1

MARÇO

07/03*

Resultado da seleção para Discentes em Regime Especial 2024.1

07/03 - 11/03*

Envio através do e-mail dos documentos necessários para a matrícula dos Discentes em Regime Especial 2024.1.

A partir de 11/03

Início das aulas das disciplinas

* Datas retificadas em 01/03/2024 às 08h30min.

OFERTAS DE DISCIPLINAS – 2024.1

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

08h às 12h

PSI 912 - Tópicos especiais 2: Atualizações em metodologias nas áreas de psicologia e neurociências

(Eletiva – M/D)

Profª Aline Lacerda

08h às 12h

PSI 931 - Teoria das Representações Sociais

(Eletiva - M/D)

Profª Fatima Santos

14h às 18h

18:00 às 21:00h (aulas remotas)

Abordagens plurais, antirracistas e afirmativas de cuidado e bem viver

Eletiva - (M/D)

Profº Jorge Lyra

14h às 18h

__________________________________________________________________________________________________________________________

DISCIPLINA: TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

CARGA HORÁRIA: 60 horas Nº DE CRÉDITOS: 04

EMENTA: O contexto de produção da teoria das Representações Sociais. Representações sociais como conceito, como fenômeno e como teoria. A teoria das Representações Sociais e suas implicações teórico-metodológicas. Desdobramentos teóricos da TRS: abordagens cultural, societal e estrutural. Contribuições da TRS para os diferentes campos de investigação.

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS (1 A 4)

CARGA HORÁRIA: 60 horas Nº DE CRÉDITOS: 04

EMENTA: Aborda questões teóricas, metodológicas ou temáticas de acordo com as demandas dos/as doutorandos/as e as necessidades do curso. Problematiza questões contemporâneas da Psicologia, focando temas emergentes relacionados à investigação ou à teorização psicológica. Ministrada por docente do Programa ou oferecida por ocasião de intercâmbio com professor visitante.

DISCIPLINA: ABORDAGENS PLURAIS, ANTIRRACISTAS E AFIRMATIVAS DE CUIDADO E BEM VIVER

CARGA HORÁRIA: 30 horas Nº DE CRÉDITOS: 02

DISCIPLINA REMOTA: 27/03 - 05/06/2024

EMENTA: Discussão e reflexão sobre epistemologias plurais e afirmativas de cuidado e bem viver numa abordagem antirracista e interracial, cernindo seus efeitos sobre a saúde mental, baseado no diálogo da Psicologia com outros saberes.

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO/SELEÇÃO

O/a interessado/a deve enviar através de e-mail os seguintes documentos,  com base nos quais o Colegiado (em consonância com o professor da disciplina) efetuará a seleção:

1. curriculum vitae;
  2. cópia do histórico escolar e comprovante de conclusão de curso de graduação;
  3. uma carta de no máximo 2 páginas, explicitando os motivos pelos quais deseja cursar a disciplina;

• E-mail para envio da documentação: alunoespecialppgpsiufpe@gmail.com

Atenção:

• Não serão aceitas inscrições sem a documentação completa.
  • Toda a documentação listada acima deverá ser enviada em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF (máximo de 3MB), através do e-mail com o nome do candidato/a e o nome da disciplina pretendida no título.
  • Após a conferência dos documentos, a secretaria do Programa confirmará a efetivação da inscrição.
  • Caso o/a candidato/a se inscreva em mais de uma disciplina no semestre, será aceita somente a última inscrição encaminhada por e-mail e as outras serão canceladas.
  • O não cumprimento de qualquer uma das exigências citadas acima irá acarretar em impugnação da inscrição.

Para maiores informações sobre Discente em Regime Especial, acesse a página neste link.