Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Geografia
Defesas de Dissertação/Tese: maio 2017 PDF Imprimir E-mail

Sessões públicas de defesas de Dissertação/Tese designadas para maio 2017


Aluna: Suana Medeiros Silva – Nível: Doutorado

Tese: TERRITÓRIO PESQUEIRO DE USO COMUM: CONFLITOS, RESISTÊNCIA, CONQUISTAS E DESAFIOS NA RESERVA EXTRATIVISTA ACAÚ-GOIANA/PB-PE

Orientador: Prof. Dr. Cláudio Ubiratan Gonçalves

Data e Horário: 05/05/2017, às 09h00m 

Local: Auditório Prof. Jerônimo Lemos de Freitas, 5º andar, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco

Convite


 Aluna: Fátima Verônica Pereira Vila Nova – Nível: Doutorado

Tese: FATORES DE VULNERABILIDADES ASSOCIADOS AO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ESTUARINAS DE PERNAMBUCO

Orientadora: Profa. Dra. Maria Fernanda Abrantes Torres

Data e Horário: 25/05/2017, às 09h00m 

Local: Auditório Prof. Jerônimo Lemos de Freitas, 5º andar, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco

 
Chamada para Credenciamento de Docentes Permanentes ao PPGEO/UFPE - Edital 01/2017 (inscrições homologadas) PDF Imprimir E-mail

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEO-UFPE) torna público que estarão abertas no período de 11 a 22 de abril de 2017, as inscrições para o credenciamento de docentes permanentes ao PPGEO/UFPE. Para esta chamada poderão ser credenciados até 2 (dois) professores para atuação nas seguintes Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE, conforme discriminados abaixo:

* Dinâmica superficial e climática das paisagens naturais tropicais úmidas e semiáridas – 01 vaga
* Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço – 01 vaga

 

Acesse aqui o Edital com todas as informações.

Inscrições homologadas.

 

 

 

 

 
Disciplinas 2017.1 (atualização: 12/05/2017) PDF Imprimir E-mail

Clique nos links abaixo para informações sobre disciplinas 2017.1.

 

Observação: Conforme art. 20 do Regimento Interno, a participação em disciplinas de outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu é permitida até o limite de 1/3 dos créditos necessários para integralização. Na UFPE, recomendamos os seguintes Programas com áreas afins: 1- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU); 2- Programa de Pós-Graduação em Educação; 3- Programa de Pós-Graduação em Sociologia; 4- Programa de Pós-Graduação em Geociências; 5- Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal; 6- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

 

 
Republicação: Concessão de Bolsas (CNPQ, CAPES, FACEPE) - 2017 PDF Imprimir E-mail

Prezados

Devido a publicaçao do Resultado do Edital Bolsa DS/CAPES Cota da Pró-Reitoria Nº 01/2017, na data de hoje, Referência Março, a Comissão de Bolsa Republica a Lista de Distribuição de Bolsas 2017 com a inclusão das cotas concedidas ao PPGEO.

O Programa foi contemplado no mês de Março com 1 Bolsa (Mestrado) e 2 Bolsas (Doutorado)

Comissão de Bolsa

-------------------------------------------------------------------------------

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE comunica aos discentes que as bolsas disponíveis no ano de referência 2017 foram distribuídas inicialmente para os alunos de turmas anteriores, respeitada a condição: bolsistas PROPESQ e candidatos em fila de espera, classificados de acordo com os critérios adotados em anos anteriores a 2017 (Ranking).

 

Para os alunos da turma 2017, as bolsas disponíveis foram distribuídas seguindo a seguinte sequência: 1. CNPQ; 2. DS/CAPES; 3. PROPESQ. Para constituição da lista de prioridade adotou-se os critérios de prioridades para concessão definidos na Instrução Normativa Nº 2 – PPGEO/UFPE, Art. 10 e Art. 11, Inciso I – que Regulamenta os critérios para concessão e manutenção de bolsas de mestrado e doutorado CNPQ, DS/CAPES e PROPESQ aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Pernambuco, aprovado em 09 de setembro de 2016.

 

Aluno contemplado com bolsa CNPQ ou CAPES por ordem de prioridade e que teve aprovado seu projeto no edital FACEPE, a bolsa CNPQ ou CAPES foi redistríbuida para o próximo da lista, respeitando a ordem de prioridade.

A Classificação, informações para implantação das bolsas e prazos podem ser acessados abaixo:

Distribuição de Bolsas 2017

Comissão de Bolsa

Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos (Coordenador)

Prof. Dr. Alcindo José de Sá (Representante Docente)

David  Melo van den Brule (Representante discente - Doutorado)

 
Estágio de Docência 2017.1 PDF Imprimir E-mail

Estão abertas as inscrições para estágio de docência no primeiro semestre letivo de 2017. Alunos interessados terão que preencher ficha de requerimento (disponível em Formulários e Documentos) e entregá-la na Secretaria do Programa até 14/03/2017.

Conforme estabelece a portaria Capes 76/2010, o estágio de docência é obrigatório para alunos bolsistas Capes/DS, nível Doutorado, exceto aqueles que comprovem docência no ensino superior.

Disciplinas para estágio de docência:

▪ GEOGRAFIA

GL= Licenciatura Manhã; GN= Licenciatura Noite; G1= Bacharelado Tarde; G2= Bacharelado Noite. Datas/Horários das disciplinas estão disponíveis no quadro de avisos da Secretaria de Graduação. O planejamento das atividades deve ser acordado previamente com o docente responsável pela disciplina, com base no Calendário Acadêmico de Graduação.    

▪ TODOS OS CURSOS 

Observação: as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do Programa.                                                                          

Relatório de atividades − deverá ser entregue ao fim do semestre letivo.

Dúvidas frequentes 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL