Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Geografia
I Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste PDF Imprimir E-mail

Será realizado, de 05 a 11 de dezembro de 2016, o I Workshop de Geomorfologia e Geoarqueologia do Nordeste, com apresentações de trabalhos e mesas-redondas, de 05 a 07 de dezembro, e atividade de campo, de 08 a 11 de dezembro. O evento é uma realização do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (Gequa), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Departamento de Ciências Geográficas, e Departamento de Arqueologia, tendo como objetivo propiciar à comunidade acadêmica nordestina e brasileira a oportunidade de debater temas relacionados às questões do desenvolvimento e evolução do relevo do Nordeste e aferição das formas de uso e apropriação da paisagem física pelas páleo-populações da região, promovendo o contato direto entre especialistas de ambas as áreas de atuação, bem como de estudantes, em um mesmo evento.   

                                         

                                               cartaz fotgeoarqueologia21.11.16

 

Interessados em participar devem acessar o portal do evento, com inscrições até 04 de dezembro, e submissão de trabalhos até 30 de novembro, enquadrado em algum dos cinco eixos temáticos: 1- Dinâmicas superficiais da paisagem; 2- Novas aplicações de Geotecnologias e abordagens em Geomorfologia; 3- Arqueologia e paleoambientes quaternários do Nordeste do Brasil; 4- Geomorfologia estrutural e do Quaternário do Nordeste do Brasil; 5- Materiais, processos e medições em Arqueologia. Para a atividade de campo, serão ofertadas 30 vagas, aos inscritos no evento que manifestarem interesse conforme orientações de campo no portal do evento.

 
VI Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo e X Semana da Pós-Graduação em Geografia PDF Imprimir E-mail

Será realizado, de 05 a 10 de dezembro de 2016, nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco, o VI Simpósio Internacional Sobre as Geografias da Violência e do Medo.

Para esta edição, serão debatidas três linhas temáticas:

1-    Geocultura da violência e do medo e as novas morfologias urbanas e rurais;

2-    “Modernidade Pós-Moderna”: fragmentações sócio-territoriais e conflitos de classe;

3-    Perfis de violência e seus rebatimentos geográficos: as questões religiosas, étnicas, psicotrópicas, de desemprego e subemprego e exclusão sócio-territorial.

      Para mais informações, acesse o informativo do evento.

      De forma integrada ao Simpósio, será realizada a X Semana da Pós-Graduação em Geografia, com apresentações de trabalhos sob as diversas temáticas geográficas relacionadas às linhas de pesquisa do Programa.

 

 
Defesas de dissertação/tese: novembro 2016 PDF Imprimir E-mail

Sessões públicas de defesas de dissertação/tese designadas para novembro 2016


Aluno: Deivide Benicio Soares – Nível: Doutorado

Tese: INDICADORES ABIÓTICOS DE DESERTIFICAÇÃO NA BACIA DO PAJEÚ, PERNAMBUCO, BRASIL

Orientador: Prof. Dr. Ranyére Silva Nóbrega

Data e Horário: 08/11/2016, às 14h30m

Local: Sala 4 do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco

 

 

 
Bolsas de Pós-Graduação (2017.1) – FACEPE (NOVO PRAZO PARA ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO - SECRETARIA DO PPGEO) PDF Imprimir E-mail

Bolsas de Pós-Graduação (2017.1) – FACEPE (NOVO PRAZO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO - SECRETARIA DO PROGRAMA - 14/12/2016)

A Coordenação do PPGEO/UFPE comunica que devido as dificuldades na comunicação com os discentes aprovados no processo de seleção e admissão para turma 2017 que se enquadrem nos critérios estabelecidos no Edital FACEPE 2017 e atendam especificamente o item 11 do Edital que encaminhem para a Secretaria do PPGEO em meio eletrônico – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  – Assunto: Bolsa FACEPE 2017, no formato word o Resumo Expandido acompanhado dos documentos, quando aplicavel descritos no item 10.2 e do Resumo Técnico do Projeto com até 2000 caracteres (Anexo I do Edital) até o dia 14/12/2016 com tempo hábil para inscrição das propostas no Agilfap por esta Coordenação.

Os discentes que não se enquadram no item 11 do Edital deverão responder a esta chamada informando o motivo do não enquadramento.

O encaminhamento (apenas eletrônico) das propostas serão realizadas pelo coordenador do PPGEO até 16/12/2016, data limite prevista no edital. Propostas não recebidas pela Secretaria até o dia 14/12/2016 não serão submetidas.

Dúvidas: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  com copia para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto extraído de www.facepe.br publicado no dia 8 de novembro de 2016/em Destaque, Notícias Facepe, Últimas notícias


O Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação da FACEPE objetiva ampliar a oferta de bolsas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e doutorado) para o atendimento à formação de recursos humanos qualificados, com ênfase em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento do estado, bem como na consolidação de cursos novos e na interiorização das atividades de pesquisa.

O edital lançado hoje (08/11/2016) contempla a oferta total de 320 (trezentas e vinte) bolsas de mestrado e 170 (cento e setenta) de doutorado, a partir de março de 2017, para estudantes ingressantes exclusivamente no 1º semestre/2017.

Do total de bolsas disponível, 20 bolsas de mestrado e 10 de doutorado serão pagas diretamente pela CAPES, em conformidade com o Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica firmado CAPES-FACEPE (2016-2022), com complementação pela FACEPE.

Tais bolsas serão destinadas aos projetos de dissertação/tese que possuírem maior aderência aos temas considerados prioritários ao desenvolvimento da CT&I em Pernambuco.
O encaminhamento (apenas eletrônico) das propostas deverá ser realizado pelos coordenadores dos PPGs até 16/12/2016.

A Coordenação do PPGEO/UFPE solicita aos discentes aprovados no processo de seleção e admissão para turma 2017 que se enquadrem nos critérios estabelecidos no Edital e atendam especificamente o item 11 do Edital que encaminhem, com anuência do Orientador, para a Secretaria do PPGEO em meio eletrônico – Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  – Assunto: Bolsa FACEPE 2017, no formato word o Resumo Expandido acompanhado dos documentos, quando aplicavel descritos no item 10.2 e do Resumo Técnico do Projeto com até 2000 caracteres (Anexo I do Edital) até o dia 02/12/2016 com tempo hábil para inscrição das propostas no Agilfap por esta Coordenação.

Os discentes que não se enquadram no item 11 do Edital deverão responder a esta chamada informando o motivo do não enquadramento.

Dúvidas: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  com copia para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Lista Nominal Discentes X Orientador - Turma 2017

Acesse aqui o edital FACEPE

 

 
Como registrar coorientação para o seu trabalho? PDF Imprimir E-mail

A solicitação de coorientação pode ser realizada por iniciativa do(a) Orientador(a).

Para fazê-la, o(a) Orientador(a) deve redigir um requerimento simples, indicando a importância da coorientação para o projeto do aluno.

ATENÇÃO! Se o Coorientador indicado NÃO é membro do PPGEO, é preciso que ao requerimento sejam anexados os seguintes documentos:

  1. Breve descrição acadêmico-profissional do coorientador indicado;
  2. Currículo Lattes do coorientador indicado (3 últimos anos).

Uma vez entregue na Secretaria do PPGEO, o requerimento é reservado para a próxima Reunião do Colegiado do PPGEO, que deliberará sobre se a solicitação será aprovada ou não.

Em regra, seu(sua) orientador(a) deverá estar presente à reunião. Se não for possível, ele(a) poderá consultar a Secretaria, posteriormente.

 

Se você tem interesse em coorientação, converse com seu(sua) orientador(a) a respeito. Discuta sobre o papel da coorientação, o perfil e possíveis nomes.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL