Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGDMAT)

Voltar

Departamento de Matemática firma novo acordo de intercâmbio com Politécnico de Turim

UFPE tem uma longa e já bem estabelecida tradição de cooperação com o Politécnico

Durante visita dos professores Roberto Bruno, conselheiro científico da embaixada italiana no Brasil, e Lettério Gatto, do Instituto Politécnico de Turim, à UFPE, na última segunda-feira (8), as duas instituições de ensino firmaram mais um acordo de intercâmbio acadêmico. O evento, que marcou a abertura do 49º Programa de Verão do Departamento de Matemática (DMat), contou ainda com as presenças do chefe de Departamento Matemática da UFPE, Antonio Sousa; do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática, Miguel Loayza; da diretora de Pós-Graduação, Teresa Ludermir; e da a vice-reitora, Florisbela Campos.

A Universidade Federal de Pernambuco tem uma longa e já bem estabelecida tradição de cooperação com o Politécnico. Em 2009 foi assinado um acordo para promover o intercâmbio de pessoal (docentes e alunos) e atividades na área da pesquisa e ensino. Esse programa teve duração até 2015, porém desde 2011 existe um acordo de dupla titulação para promover intercâmbio de alunos nos setores da engenharia, isto é, alunos podem ter seu mestrado na UFPE validado no Politécnico de Turim, que, por sua vez, é válido em toda a Europa. Recentemente, em 2017, foi assinado um novo acordo para troca de alunos na área de engenharia. 

Com o novo acordo, as instituições pretendem ampliar a possibilidade de intercâmbio de alunos também às ciências fundamentais, tais como matemática, física e química. Além disto, pretende-se encaminhar um processo de intercâmbio de docentes para compartilhar experiência de pesquisa favorecendo a mobilidade. Para isso, o Departamento de Matemática espera contar com o apoio do setor cientifico da Embaixada em termos de assessoria e instruções procedimentais. 

PROGRAMA – Nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano, o DMat promove o Programa de Verão, evento que oferta disciplinas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de minicursos, seminários e palestras. Em 2018 o programa incluiu em sua programação minicursos de capacitação para professores de matemática do ensino fundamental e médio. Todos os anos, o evento recebe alunos de diversos estados e conta com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Este ano, para a realização do evento, o Departamento de Matemática contou com o apoio da Propesq-UFPE, Facepe, Politécnico de Turim, Instituto Superiore Mario Boella e da Embaixada Italiana no Brasil.

Data da última modificação: 18/01/2018, 11:00

Portlets aninhado Portlets aninhado