Destaques Destaques

UFPE entrega cestas básicas arrecadadas para cooperativas de catadores

Cestas foram entregues a responsáveis pelas entidades

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, hoje (22), a entrega de 86 cestas básicas para as duas cooperativas de catadores de resíduos recicláveis que atuam na Universidade. As cestas foram doação pelas empresas Clovis de Barros Lima Construções e Incorporações Ltda., SIM Gestão Ambiental Serviços Ltda., e RPL Engenharia e Serviços Ltda.

As cestas foram distribuídas de forma proporcional ao número de cooperados de cada entidade. “As cooperativas conseguiram carros com as prefeituras para buscar as cestas na UFPE”, explicou o diretor de Gestão Ambiental da Universidade, Manoel de Castro. “Esta ação foi importante para conseguir oferece alimentos básicos para a manutenção dos cooperados”, completou Manoel.

As duas cooperativas que atuam no recolhimento dos resíduos recicláveis da UFPE são a Coocares e a Coopagres. As entidades obtêm renda com a venda desses resíduos, mas a queda da geração dos resíduos na UFPE e em outros estabelecimentos (como shoppings e outros órgãos públicos) está fazendo com que elas não consigam gerar renda e nem vender o material estocado.

Pensando nisso, durante o período de isolamento social provocado pelo novo coronavírus, a UFPE está coletando cestas básicas doadas por supermercados, empresas prestadoras de serviços e restaurantes, entre outros estabelecimentos, e da sociedade em geral, para colaborar na manutenção das condições de alimentação dos cooperados.

Doações podem ser feitas no prédio da Reitoria

As cestas devem ser entregues na Reitoria da UFPE, localizada na Avenida Professor Moraes Rego, n.º 1.235, na Cidade Universitária.

Confira os dados das cooperativas, que possuem respectivamente 19 e 24 cooperados:

Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável Erick Soares (Coocares)
CNPJ: 10.689.579/0001-03
Endereço: Rua Rio Madeira, 406, Boa Esperança - Abreu e Lima - PE

Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Coopagres)
CNPJ: 05.093.501/0001-83
Endereço: Travessa do Gusmão, 178, Bairro de São José - Recife - PE