Destaques Destaques

UFPE e Prefeitura do Recife iniciam parceria para realização de testes do novo coronavírus

Expectativa é que a Universidade realize em torno de 2 mil exames por semana

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife anunciaram, na manhã de ontem (25), em coletiva realizada via internet, o início da parceria que vai promover a ampliação dos testes da Covid-19. A expectativa é que o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG) da UFPE inicie a realização dos testes tipo RT-PCR amanhã (27), com o recebimento das primeiras amostras enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

Foto: Cortesia/Prefeitura do Recife

Reitor participa da coletiva que divulgou a parceria

“A realização dos testes vai permitir tanto à Prefeitura do Recife como à Universidade aprofundar o estudo sobre o comportamento do vírus e dar um salto de qualidade nas ações de enfrentamento da pandemia”, disse o reitor Alfredo Gomes. Ao todo, 30 pessoas treinadas irão realizar os trabalhos na Universidade. A expectativa é que sejam feitos em torno de 2 mil testes por semana, quantidade que pode ser ampliada nos próximos dias.

Na parceria, assinada em abril, a Prefeitura do Recife fica responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que será enviado para a UFPE. A Universidade usará seus equipamentos e corpo técnico para analisar o material. A iniciativa, que vai ampliar a capacidade de testagem e permitir um melhor acompanhamento e devido isolamento dos pacientes mais graves, faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

“Esta é uma iniciativa muito importante da Universidade Federal de Pernambuco, que nos procurou propondo a parceria para a realização do exame tipo RT-PCR, que é o mais confiável para a detecção da Covid-19”, afirmou o prefeito Geraldo Júlio. “A realização dos exames vai ajudar muito a cidade e o estado no enfrentamento desse vírus”, completou o prefeito. “Gostaria de celebrar esse momento muito importante em que a Universidade Federal de Pernambuco, na parceria com a Prefeitura do Recife e a participação do Ministério Público do Trabalho, começa a dar início a uma nova fase na testagem com o RT-PCR”, disse o secretário de Saúde do Recife, médico Jailson Correia, na abertura de sua fala durante a coletiva.

Para o reitor Alfredo Gomes, a parceria é um importante compromisso que a UFPE demonstra com a saúde pública ao prestar serviços fundamentados na ciência, na tecnologia e no conhecimento. “Assim como a capacidade de unir diversos parceiros, como a própria Prefeitura do Recife, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e Ministério Público de Pernambuco, em uma ação conjunta para o enfrentamento da Covid-19”, avaliou Alfredo. “A UFPE vem nesta luta não apenas fazendo os testes, mas desenvolvendo outras pesquisas, como o sequenciamento genético do novo coronavírus. Além disso, o Hospital das Clínicas também faz parte do plano de contingenciamento da cidade do Estado”, finalizou o ele.

Data da última modificação: 27/05/2020, 17:40