Destaques Destaques

Médicos do HC participam da elaboração de e-books sobre a Covid-19 e seus impactos

Simone Brandão, chefe do Serviço de Medicina Nuclear do HC, participou e coordenou a elaboração das duas publicações

Médicos do Hospital das Clínicas da UFPE participaram da elaboração de dois e-books que abordam a Covid-19 e seus impactos no organismo: “Covid-19 e coração: manual prático de condutas” e “Covid 19, imunidade, endotélio e coagulação: compreenda a interação”.  O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem tratado pacientes com a doença.

A chefe do Serviço de Medicina Nuclear do HC, Simone Brandão, participou e coordenou a elaboração das duas publicações. Na primeira, sobre os impactos da doença no coração, escreveu ao lado dos cardiologistas Andresson Andrade e Audes Feitosa, material publicado em abril. O segundo e-book foi elaborado, ao lado do supervisor da Residência Médica de Alergia e Imunologia do HC, Emanuel Sarinho; da professora Emmanuelle Godoi (UFPE); da estudante de Medicina Júlia Ramos (UFPE); e da hematologista Leila Melo, sendo publicado em meados de maio.

“Num cenário de muitas informações não confiáveis vindas de pessoas sem a formação adequada, sentimos a necessidade de pesquisar sobre o tema e elaborar um material em linguagem acessível e de forma didática para auxiliar os médicos, residentes e estudantes sobre esses temas. O e-book sobre a Covid e o coração tem um caráter de manual prático de condutas, como o acompanhamento dos casos, exames de monitoramento, medicações etc.; enquanto o segundo (sobre imunidade e coagulação) tem a junção de teoria e prática”, explica Simone Brandão, que também é professora da UFPE.

“Covid 19, imunidade, endotélio e coagulação: compreenda a interação” aborda a fisiopatologia da doença, grupos de maior risco e propostas de tratamento no combate a hipercoagulabilidade e hiperinflamação. Nele, outro profissional do HC e também professor da UFPE, Emanuel Sarinho abordou a questão imunológica impactada pelo novo coronavírus. “Esse e-book trata de aspectos do sistema imune que podem interferir na fisiopatologia e na apresentação clínica da Covid grave”, explica.

Data da última modificação: 25/05/2020, 18:04