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HC adota medidas para retomada gradual das atividades

Os atendimentos ambulatoriais e a realização de exames foram retomados, de forma gradual, desde o último dia 27

Com o objetivo de atender os pacientes do Sistema Único de Saúde, que tiveram as suas consultas suspensas devido à pandemia da Covid-19 e precisam de assistência à saúde, o Hospital das Clínicas da UFPE tem retomado, de maneira gradual, desde o último dia 27, os atendimentos ambulatoriais e a realização de exames, seguindo um criterioso planejamento, construído de maneira coletiva com a sua comunidade. 

Fotos: Raítza Vieira

Cuidados também envolvem a área administrativa do HC

À medida que diminuem os casos graves da Covid-19 na Região Metropolitana do Recife, é fundamental retomar com responsabilidade e segurança os demais atendimentos. Esse planejamento contempla medidas de biossegurança dos protocolos adotados no mundo inteiro neste período de convivência com a Covid-19 ao mesmo tempo em que considera a importância social do atendimento do hospital-escola, 100% SUS, para os seus usuários. O HC é referência no tratamento de diversas outras doenças, que necessitam também de cuidado e atenção. Esse retorno tem sido por fases e, nesta fase inicial, tem retornado ao trabalho os profissionais que não fazem parte do grupo de risco, conforme Portaria nº 180, publicada no Boletim de Serviço nº 172 do HC.

Em relação aos pacientes, neste primeiro momento, estão sendo atendidos aqueles que tinham consultas agendadas entre março e julho, mas foram suspensas devido à pandemia. Esses usuários não precisam ir ao HC para remarcação. Devem esperar a ligação do próprio hospital que irá informar novo dia e horário para atendimento, evitando assim idas desnecessárias à unidade bem como aglomerações. 

Já as consultas e exames que estavam agendados para agosto continuam mantidos, exceto se o paciente receber uma ligação do serviço informando nova data de atendimento – uma vez que cada ambulatório estipulou um quantitativo fixo de consultas para diminuir o fluxo de pessoas. 

Os teleatendimentos, realizados pelo Núcleo de Telessaúde da UFPE, unidade de saúde digital do HC-UFPE, que conta com profissionais e residentes do HC, também foram implementados e continuam mantidos, a fim de reduzir o fluxo de pessoas no hospital. De março a julho, foram 4.664 atendimentos virtuais – entre teleconsultas e teleorientações.

MEDIDAS – Uma novidade que tem sido implementada de maneira eficaz é o serviço de acolhimento e triagem, localizado na área externa do HC. Todos os pacientes agendados precisam, antes de entrar no HC, passar por esse setor. Só após a avaliação do paciente, é que ele recebe um voucher de acesso ao hospital, devendo ir diretamente ao local de consulta.

Todos os andares possuem dispenser com álcool em gel 

Dentro do HC, os espaços estão todos sinalizados. Houve a demarcação do piso e dos assentos, a fim de manter o distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório, todos os andares possuem dispenser com álcool em gel, e a higienização dos espaços foi reforçada – seguindo os protocolos exigidos.

Em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o HC reforça que possui estoque e eles não têm faltado para os seus profissionais – incluindo os da área administrativa. Além disso, a unidade tem promovido, desde março, treinamentos diversos sobre o uso de EPIs, em especial, sobre paramentação e desparamentação, voltado aos colaboradores interessados, promovidos pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost).

Para reforçar a importância do uso de EPIs e a adoção da higienização frequente e correta das mãos, de 28 de julho a 4 deste mês, ocorreu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente, em que membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(Cipa) do HC realizaram ações educativas itinerantes, explicando a correta utilização da máscara e a maneira adequada de higienizar as mãos álcool em gel.

O HC também tem testado os seus colaboradores – que no total somam 2.864 (entre servidores, empregados e terceirizados). Cerca de 2.500 profissionais já realizaram o teste para detectar a Covid-19. Os que não tiveram o teste realizado é porque estão afastados ou em trabalho remoto.

Essas e outras medidas têm sido adotadas no HC como forma de dar tranquilidade à comunidade (usuários, colaboradores, residentes) e continuar atendendo aos usuários do SUS. O HC ressalta ainda que, por meio do seu Comitê Permanente de Monitoramento das Atividades, a situação é constantemente avaliada e que está aberto a sugestões/contribuições com o intuito de continuar atendendo seus pacientes com qualidade e de forma humanizada.

Data da última modificação: 14/08/2020, 17:00