Destaques Destaques

Voltar

Área de repouso dos profissionais de saúde do BloCO VIDa do HC ganha toque acolhedor em sua decoração

Em cada um dos espaços, foi colocado um jogo de seis quadros com ilustrações e poemas de Cora Coralina, Mário Quintana e Fernando Pessoa

Os cinco quartos de repouso e a sala de estar dos profissionais de saúde que atuarão na linha de frente no BloCO VIDa do Hospital das Clínicas da UFPE ganharam um toque mais acolhedor em sua decoração. É que, em cada um dos espaços, foi colocado um jogo de seis quadros com ilustrações e poemas de Cora Coralina, Mário Quintana e Fernando Pessoa. A ideia de oferecer um ambiente mais humanizado para o descanso dos profissionais partiu da Unidade de Engenharia e Arquitetura do HC, ligada ao Setor de Infraestrutura Física, e contou com o apoio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas do HC, que selecionou os poemas, e da Unidade de Comunicação Social do hospital, que fez as ilustrações.

Foto: Unidade de Comunicação do HC-Ebserh

Ideia foi de profissionais da Unidade de Engenharia e Arquitetura

A chefe da Unidade de Engenharia e Arquitetura do HC, Flávia Góes, afirma que este espaço foi montado com muito carinho e dedicação. “Num curto espaço de tempo e diante das circunstâncias, tivemos que tomar decisões rápidas e criativas para readequar as instalações do HC para receber pacientes com a Covid-19”, comentou. Segundo ela, toda a área foi pensada na segurança do paciente e do profissional. “Em relação aos espaços de repouso, quisemos torná-los mais convidativos aos profissionais que estarão trabalhando num ambiente de estresse e tensão. Mais ainda, precisávamos montar algo simples, de fácil limpeza, a fim de evitar qualquer contaminação”, comentou. E foi, então, que se pensou nos quadros. “Diante dos recursos disponíveis, os quadrinhos foram a solução mais viável. Poderíamos assim, pelo menos, oferecer um certo descanso visual. Os colaboradores gostaram da iniciativa.”

A psicóloga organizacional do HC Lizziane Santos, que fez a seleção dos poemas, explica que a escolha desse estilo textual surgiu a partir da compreensão da importância do espaço dentro do contexto de mobilização diante da crise. “As salas têm como objetivo acolher o profissional que está na linha de frente. Para além de um lugar de descanso do corpo exausto, buscamos acolher também as emoções dos profissionais que são suscitadas neste momento. E, nesse sentido, os poemas podem nos ajudar ao traduzir nossos sentimentos”, explicou.

A área de repouso para o profissional do BloCO VIDa é composta por quatro suítes com um beliche em cada, e um outro maior com quatro beliches. Também há armários para a guarda de pertences. Os beliches foram emprestados pelo Exército, e os armários cedidos pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC. Além dos quartos, há uma área de estar com quatro poltronas reclináveis e uma TV, além de uma copa.

O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Data da última modificação: 17/04/2020, 16:50