Destaques Destaques

Voltar

Série Palavra Crítica recebe curador e crítico de cinema Heitor Augusto

Programa tem como objetivo apresentar a trajetória e o pensamento de 12 críticos de cinema

O entrevistado da série documental Palavra Crítica de amanhã (9) é o curador independente, crítico de cinema, pesquisador e professor Heitor Augusto. O programa, que tem início às 20h30, na TVU Recife (canal 11.1), tem como objetivo apresentar a trajetória e o pensamento de 12 críticos de cinema que atuam como críticos em veículos de imprensa e em atividades como curadoria, programação de salas, pesquisa e ensino.

Curador da retrospectiva Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada (FestCurtasBH 2018), projeto que investigou os curtas-metragens dirigidos por realizadores negros entre 1973 e 2017, Heitor Augusto atuou ainda como um dos programadores de longas-metragens do Festival de Brasília (17-18), além de ter assinado os projetos curatoriais Amor-Negro-Herói (Nicho Novembro); Mulheres Negras, Signo Plural (Tomie Ohtake); (Re)Imaginando Vidas Negras: E se Fôssemos Livres? (Cine Lúdica); e Multiplicidade da Experiência Negra (Sesc Campinas), entre outros. Augusto integra também o Programmers of Color Collective, rede internacional de curadores não-brancos de cinema. Em 2020 integrou o júri do Teddy Award na Berlinale.

A série é uma realização da Opara Filmes, em coprodução com a Plano 9 operações. O programa, uma produção independente, foi aprovado pelo comitê de conteúdo da TVU. “Palavra crítica” tem roteiro e direção de Tiago Leitão e produção de Mannu Costa, pesquisa e consultoria de roteiro de André Dib, direção de fotografia de Mariano Pablo Maestre, direção de produção de Carol Correia, ilustrações de Luciano Bresdem, animações de André Pinto, projeções e mapping de Gabriel Furtado, desenho de som e mixagem de Nicolau Domingues, trilha sonora de Diogo Felipe e montagem e finalização de Henrique Spencer. 

 
Data da última modificação: 08/02/2021, 18:13