Destaques Destaques

Voltar

Programa Opinião Pernambuco traz conversas sobre ensino remoto, gordofobia e uma entrevista com a paratleta Maria Carolina Santiago

Edições da semana passada do programa já estão disponíveis no YouTube

Já estão no YouTube da TVU, canal 11.1, os episódios do programa de entrevistas Opinião Pernambuco da semana passada. Entre os temas abordados estão a forma de consumir música, ensino remoto, gordofobia, cultura da longevidade e uma entrevista com a paratleta Maria Carolina Santiago, que ganhou cinco medalhas em Tóquio.

“Música: Do vinil às plataformas digitais”

Disco de vinil, fita cassete, CD, MP3 player, streaming. A forma de ouvir e consumir música passou por diversos dispositivos e foi se transformando ao longo do tempo; o que não mudou é a importância que a música tem como expressão de cultura. O Opinião Pernambuco trouxe o jornalista Renato L e o colecionador e pesquisador musical Fábio Cabral para conversar sobre a evolução das mídias musicais. 

“Ensino remoto e evasão escolar na pandemia”

O Opinião Pernambuco discutiu o ensino remoto e a evasão escolar na pandemia. O ensino a distância, os desafios para a retomada das aulas presenciais e as diferenças das condições oferecidas aos alunos das redes pública e privada foram alguns dos assuntos debatidos. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa contou com as participações de Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e de Avanildo Duque, integrante do Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

“Maria Carolina Santiago”

A nadadora Maria Carolina Santiago foi a entrevistada do Opinião Pernambuco. Aos 36 anos, a pernambucana conquistou cinco medalhas nas Paraolimpíadas de Tóquio (três de ouro, uma de prata e uma de bronze) e se tornou a maior ganhadora entre os 260 atletas da delegação brasileira que competiu na capital japonesa. Foi a primeira paraolimpíada da carreira de Maria Carolina, que conta, nesta edição, um pouco da trajetória que a levou a se tornar uma das atletas brasileiras mais premiadas da história.

“Gordofobia”

O Opinião Pernambuco tratou da Gordofobia. Duas leis municipais antigordofóbicas foram aprovadas no último dia 16 de setembro pela Prefeitura do Recife. A capital pernambucana passou assim a ser a primeira do país a apresentar uma legislação específica para o combate ao preconceito contra pessoas gordas. Apresentado por Stella Maris, o programa contou com as participações de Cida Pedrosa, vereadora do Recife, e de Karla Rezende, idealizadora do projeto Mundo Plus em Movimento.

“Cultura da longevidade”

A Cultura da Longevidade foi o tema do Opinião Pernambuco da última sexta-feira (1º). Afinal, quem é o idoso do século 21? Apresentado por Valdir Oliveira, o programa conta com as participações de Beltrina Côrte, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e diretora executiva do Portal do Envelhecimento, e do psicólogo Jayme Panerai.

Data da última modificação: 05/10/2021, 15:13