Destaques Destaques

Voltar

Poesia de Cida Pedrosa é destaque no Giro Nordeste

Entrevista com a vencedora do prêmio Jabuti 2020 vai ao ar na TVU amanhã (4)

O programa Giro Nordeste de amanhã (4), às 18h, na TVU (canal 11.1), recebe para entrevista a poetisa pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020. Com a obra “Solo para Vialejo”, ela foi duplamente premiada: melhor título da categoria Poesia e Livro do Ano. Cida, pernambucana de Bodocó, recentemente eleita vereadora do Recife pelo PCdoB, concorreu à premiação pela primeira vez. À bancada de jornalistas nordestinos que compõem o programa, a escritora fala da trajetória da literatura e dos temas que, nos dez títulos anteriores, fazem parte de sua escrita, como a mulher, o ofício poético e questões sociais.

Neste ano, a 62ª edição do Prêmio Jabuti teve 20 categorias, incluindo diversos gêneros literários, histórias em quadrinhos e ensaios de artes, entre outras. A cerimônia de premiação foi transmitida pela internet, no dia 26 de novembro. “Solo para Vialejo’, lançado em 2019, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), é descrito pela autora como “uma viagem para dentro de mim e para dentro do Brasil”. A publicação se apresenta como um longo poema, simulando uma volta dela, do mar para o Sertão, percorrendo a BR-232, fazendo uma viagem histórica e imaginária de memórias pessoais. “É como se eu fosse fazendo os caminhos que os negros, negras e índios fizeram para o Sertão. É a história do meu povo, de Bodocó”, declarou em entrevista recente.

O programa Giro Nordeste é ancorado por Juraci Santana, da TVE Bahia, com a participação de jornalistas dos demais estados na bancada de entrevistadores. Nesta semana, Pernambuco é representado por Stella Maris Saldanha, da TVU. A atração semanal entrevista personalidades nordestinas e nacionais e tem exibição, além da Bahia, em Sergipe, Alagoas, no Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (TVU e TVPE), Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo. O público pode acompanhar o programa na tela da TVU, sempre nas noites de sexta-feira, ou pela internet, no canal da TVE Bahia no YouTube. 

Data da última modificação: 03/12/2020, 15:15