Destaques Destaques

Voltar

Novas edições do Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programa é apresentado de segunda a sexta, na TVU e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

Quem não conseguiu acompanhar as edições do Opinião Pernambuco de 11 a 15 deste mês de abril já pode conferir as cinco edições do programa no canal da TVU, canal 11.1, no YouTube. A pauta oferece temas bem diversificados, como a exploração e ameaças que nos relacionam ao espaço sideral, o reconhecimento e inclusão das crianças trans na sociedade brasileira e uma atualização do cenário da crise sanitária em Pernambuco e no Brasil. Também na área da saúde foram abordadas as doenças de pele e a vida após os 80 anos.

Você sabia que Pernambuco é considerado o “berço da Astronomia nas Américas”? E que Olinda é a única cidade brasileira que dá nome a um cometa? A conhecida megalomania pernambucana ultrapassa as linhas terrestres e está inserida no “Opinião Pernambuco” que fala sobre “Exploração e Ameaças do Espaço”. No programa, Valdir Oliveira conta com a participação de Antônio Carlos Miranda, astrofísico da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e de Filipe Monteiro, astrônomo do Observatório Nacional.

Por definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a transgeneridade é uma “incongruência de gênero acentuada e persistente entre o gênero vivido pelo indivíduo e aquele atribuído em seu nascimento”. A identificação com o sexo oposto e o eventual desejo de uma pessoa assumir nova identidade de gênero começa, de acordo com especialistas, na primeira infância, entre os quatro e seis anos de idade. Um tema polêmico que carece de mais debates, como o que ocorre no Opinião que aborda o tema “Crianças Trans”, em que Josimar Parahyba entrevista Thamirys Nunes, autora do livro “Minha Criança Trans?” e coordenadora da área de Proteção e Acolhimento à Criança e Adolescente LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+.

As doenças de pele representam uma das principais causas de incapacitação no planeta nos dias atuais. Os problemas, longe de serem apenas estéticos, têm a ver com uma peculiaridade importante: falamos do maior e mais exposto órgão do corpo humano. O assunto é abordado no programa em que Josimar Parahyba recebe para entrevista a médica dermatologista Renata Furtado.

Outro destaque da semana discute as informações relacionadas à crise sanitária que vivemos no país há mais de dois anos. Por ora, o Brasil tem um quadro de relativa estabilidade em relação à pandemia. As médias móveis de casos e mortes estão em queda desde o início de fevereiro e, pelo menos até aqui, as aglomerações registradas no Carnaval e a liberação do uso de máscaras em muitos estados não resultaram na reversão dessa tendência. O programa dedicado ao “Cenário da Covid-19” reuniu o jornalista Valdir Oliveira, o epidemiologista George Dimech e o médico infectologista Bruno Ishigami.

Como último tema em debate na semana, o Opinião discutiu o bem-estar na terceira idade, precisamente após os 80 anos. No país, essa é a parcela da população que mais cresce. Projeções mostram que, em 2039, teremos mais idosos que crianças. E, em 2060, a proporção será de um idoso para cada quatro brasileiros. No programa sobre o tema “Vida após os 80”, Valdir Oliveira conversa com Antônio Rodrigues Júnior, terapeuta ocupacional, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, e com Beltrina Côrte, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretora executiva do Portal do Envelhecimento e líder do grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, certificado pelo CNPq.

O Opinião Pernambuco vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h40, na TVU (canal 11.1) e no canal do YouTube e perfil do Facebook da emissora. Nas rádios Universitária FM 99.9 e Paulo Freire AM 820, a veiculação é de segunda a sexta-feira, às 8h30. 

Data da última modificação: 18/04/2022, 17:43