Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste recebe a economista Tânia Bacelar

Programa vai ao ar amanhã (10), às 18h, na TVU (canal 11.1)

A economista e professora emérita da UFPE Tânia Bacelar é a convidada do programa Giro Nordeste que vai ao ar amanhã (10), às 18h, na TVU (canal 11.1). No jornalístico semanal, ancorado dos estúdios da TVE da Bahia, com participação de jornalistas de emissoras públicas de rádio e televisão de toda a região, ela apresenta sua análise sobre os efeitos da pandemia na região e traz diferentes perspectivas sobre as transformações pelas quais o Nordeste e o Brasil passam e ainda terão que enfrentar por conta da pandemia. Na bancada de Pernambuco, nesta semana, estará a jornalista Nataly Queiroz (TVPE).

Desde o início do período da crise na saúde, em março, a economista se recolheu em casa para se proteger do novo coronavírus. E acabou abrindo uma ampla janela de discussão pela internet. Entre os temas abordados em lives e seminários na internet, levantou a hipótese de que as especificidades do Nordeste podem surpreender aos que esperam sempre o pior resultado para qualquer crise na região. “O auxilio emergencial, por exemplo, representa para muitos nordestinos um ganho maior que o que tinham antes da pandemia”, pontuou em um dos debates virtuais.

A ex-secretária de Planejamento do Recife e ex-secretária de Fazenda e Planejamento de Pernambuco lembra ainda os 3,2 milhões de pernambucanos que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e que, neste momento, podem ser beneficiados, além de trabalhadores informais e autônomos na mesma situação. Um contexto que desperta novas reflexões sobre o estado de calamidade pública.

Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia, conduz o programa. Pautado pelo espírito diverso e plural que caracteriza a região, o Giro Nordeste agrega profissionais dos demais estados na bancada virtual, responsáveis pelas perguntas feitas aos entrevistados a cada semana. Além da Bahia, a atração é exibida em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (TVU e TVPE) e Rio Grande do Norte. O programa também está disponível no canal da TVE Bahia no YouTube

Data da última modificação: 09/07/2020, 17:21