Destaques Destaques

Voltar

Fernando Morais no centro do debate do Giro Nordeste hoje (18) na TVU

Autor de clássicos da biografia como Olga e Chatô, o jornalista fala sobre seu mais recente livro Lula, Biografia, que figura na lista dos dez mais vendidos do Brasil

O premiado escritor Fernando Morais é o convidado de hoje (18) no Giro Nordeste. Ele fala de sua recém-lançada obra “Lula, Biografia”, que conta a história do ex-presidente do Brasil. No programa, Morais também discorre sobre a imprensa brasileira, corrupção, adaptação de seus livros para o cinema e sobre projetos futuros, como a biografia, já em fase de produção, do político baiano Antônio Carlos Magalhães.

Sobre o tratamento dado ao biografado Lula, personagem vivo e com uma presença marcante nos acontecimentos políticos do país até o momento atual, o autor afirma: “Eu sou tão honesto ao escrever sobre Lula quanto fui honesto ao escrever sobre Chateaubriand, que foi o maior exemplo do capitalismo que o Brasil teve no século passado”.

Morais também é jornalista, tendo trabalhado nos principais veículos de comunicação do país e foi deputado nos primeiros anos da década de 1980. Para ele, a opção por fazer histórias de personagens que ajudaram a construir o Brasil é tentar, sem competir com historiadores, oferecer ao público leitor um pouco mais além daquilo que se aprende na escola. “O que me interessa muito é contar a história que não contaram pra nós”, conclui.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia com a colaboração remota de jornalistas de emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste. Conduzida pelo jornalista Juraci Santana, a atração traz personalidades nordestinas e de relevância nacional para tratar de questões humanitárias, sociais e ambientais. Confira a partir das 20h30 na tela da TVU (canal 11.1).

Data da última modificação: 18/03/2022, 15:04