Destaques Destaques

Voltar

Especial de fim de ano da UFPE traz música no Memorial da Medicina

Apresentações estão disponíveis no YouTube e serão exibidas na TV Universitária no dia 30

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibiliza, a partir das 14h de hoje (28), em seu canal de YouTube, a estreia do quadro “Janela Musical”. A série tem como objetivo principal dar visibilidade a projetos musicais desenvolvidos por estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos da Universidade. Nesses três primeiros vídeos, é possível curtir performances que foram gravadas nas instalações do Memorial da Medicina e Cultura, que fica no bairro do Derby, no centro do Recife.

No primeiro vídeo, o grupo Triplum, formado pelos flautistas Marco Barcellos, Mirty Katlhy e Roberto Dutra, apresenta três composições do compositor mineiro Calimério Soares. Na sequência, a violonista e compositora com formação erudita pelo Conservatório Pernambucano de Música Ruti Freitas, que atualmente cursa o bacharelado em Música na UFPE, toca composições de Heitor Villa-Lobos e Agustín Barrios Mangoré, além de uma composição própria. Por fim, o último vídeo traz o pianista Luís Felipe Oliveira, bacharel em piano pela UFPE e concertista internacional, apresentando peças do compositor natalense Waldemar de Almeida.

A íntegra das apresentações também será exibida pela TV Universitária, no sábado (30), às 21h30.

As peças musicais fazem parte do projeto “Acervo Especial de Música da UFPE”, coordenado pelo professor Sérgio Deslandes, do Departamento de Música, e por Andréa Marinho, coordenadora de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Flauta doce
O Triplum é um grupo formado pelos flautistas Marco Barcellos, Mirty Katlhy e Roberto Dutra, profissionais com sólida formação no instrumento.

Composições:
Miniaturas (1977)
Reflexões
Sutilezas
Contrastes
Autor: Calimério Soares (Uberlândia, MG - 26/12/1944 – 22/06/2011) - Compositor, pianista, organista, cravista e professor.

Violão
Ruti Freitas é violonista e compositora com formação erudita pelo Conservatório Pernambucano de Música e, atualmente, cursa o bacharelado em Música na UFPE.

Composições:
Prelúdio Nº 5 (Heitor Villa-Lobos)
Valsa Op. 8 n°4 (Agustín Barrios Mangoré)
Aurora (Ruti Freitas)
Autores: Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, RJ - 05/03/1887 - Rio de Janeiro, RJ - 17/11/1959) - Compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro é um dos compositores mais interpretados por violonistas em todo o mundo.
Agustín Barrios Mangoré (San Juan Bautista, Paraguay - 05/05/1885 - San Salvador, El Salvador – 07/09/1944). Barrios começou a estudar música aos 13 anos na Universidade Nacional de Assunção, tornando-se, um dos mais jovens estudantes universitários na história do Paraguai. Ele impressionava as plateias com suas fenomenais performances ao vivo.

Piano
Luís Felipe Oliveira é bacharel em piano pela UFPE e desenvolve atualmente carreira de concertista internacional.

Composições:
Minueto
Paysagem em Leque n° 7 - Acalanto da ‘Bela Infanta’
Paysagens nº 1 Valsa Nobre e n° 2 (sem nome)
Autor: Waldemar de Almeida (Macau, RN - 24/08/1904 - São Paulo, SP – 26/05/1975) - Pianista e professor foi o primeiro presidente da Ordem dos Músicos de Pernambuco.

FICHA TÉCNICA
Apresentação – Duda Soares e Lucas da Rocha
Roteiro e Direção – Helder Vieira
Edição de Imagens – Clerrom Moreira
Captação e mixagem de som – Zé Guilherme
Imagens – Rubemar Graciano, Clerrom Moreira e Duda Soares
Finalização – Yuri “Caz” Mota

Coordenação de Audiovisual – Helder Vieira
Diretoria de Comunicação – Cecília Almeida
Superintendência de Comunicação – Bruno Nogueira

Data da última modificação: 28/12/2023, 11:26