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Publicado o primeiro número da Revista Debates Insubmissos
Produzida pelo Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, com foco nas áreas de Movimentos Sociais, Educação, Diversidade e Democracia, a Revista nasceu da necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social e educação
Na segunda-feira (7), foi publicado o primeiro número da Revista Debates Insubmissos. Produzida pelo Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE, com foco nas áreas de Movimentos Sociais, Educação, Diversidade e Democracia, a Revista nasceu da necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social e educação.
Allene Lage, Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses são os editores do periódico, que conta também com um Conselho Editorial Internacional, constituído por 18 pesquisadores de vários países da América Latina, Europa e África, e um Conselho Editorial Nacional, constituído por 45 pesquisadores oriundos de 15 estados brasileiros.
As publicações acontecerão quadrimestralmente: a edição jan/abr será publicada no período de 1º a 10 de maio; a edição mai/ago, no período de 1º a 10 de setembro e; a edição set/dez publicada no período de 1º a 10 de janeiro. Interessados em submeter artigos para avaliação devem se cadastrar e enviar pelo site.
SOBRE O PERIÓDICO - A Revista Debates Insubmisso acolherá textos que promovam o diálogo sobre as questões contemporâneas que envolvem a relação Sociedade-Universidade e incentivem uma produção científica comprometida em fomentar o debate sobre temas atuais presentes nas agendas políticas do movimentos sociais, da educação em suas diversas formas e modalidades e das experiências de democracia que tenham em conta os processos de emancipação social dos sujeitos envolvidos nessas experiências. Nesse sentido, procura construir caminhos para a produção de conhecimentos que tenham em conta as epistemologias do Sul (Santos e Meneses, 2010), as epistemologia subversivas (Lage, 2017) e todas as outras que invertam as lógicas patriarcais, sexistas, racistas e coloniais.
Mais informações
debatesinsubmissos@gmail.com