Informes Informes

Voltar

Projeto Alumiar leva sessões acessíveis de cinema para quatro cidades pernambucanas

Em Caruaru, as sessões com recursos de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e legenda acontecerão amanhã (5) e sexta-feira (6), no Armazém da Criatividade

Ao longo das duas primeiras semanas de dezembro, as pessoas com deficiência de Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde receberão uma programação de filmes com acessibilidade comunicacional realizada pelo Projeto Alumiar do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação.

Os filmes listados na programação foram “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, “Colegas”, de Marcelo Galvão, e “Menino Maluquinho”, de Helvécio Ratton. Todos com recursos de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e legenda. Além das exibições, também será ofertada uma masterclass sobre acessibilidade audiovisual. Todas as atividades serão gratuitas. 

A ideia da itinerância do Alumiar na Estrada é ampliar o alcance de público e dar a oportunidade para mais pessoas com deficiências sensoriais de outras mesorregiões do Estado de Pernambuco assistirem filmes com acessibilidade comunicacional. A ação é desenvolvida em parceria com as secretarias de educação de cada cidade, visto que o projeto também visa a participação dos alunos com ou sem deficiência matriculados nas escolas públicas pernambucanas. 

A primeira sessão aconteceu ontem (3), na Escola Dom Ricardo Vilela, em Nazaré da Mata, com o filme O Auto da Compadecida. Em Caruaru, as sessões acontecerão no  Armazém da Criatividade, amanhã (5), às 14h, com a exibição do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, e sexta-feira (6), quando acontecerá a Masterclass: Acessibilidade Audiovisual, às 9h, e a exibição do filme O Auto da Compadecida, às 14h.

Para Ana Farache, coordenadora do projeto e do Cinema da Fundação, essa articulação só reforça a missão da Fundação Joaquim Nabuco como uma instituição ligada ao Ministério da Educação. “É super importante ter a presença das escolas e dos alunos com deficiência nos projetos de cinema acessível, faz parte do nosso compromisso como órgão educacional. Essa articulação nos permitirá levar esse conteúdo à diante, fazendo com que ele chegue em novos públicos. Assim pessoas com deficiência poderão ter acesso ao nosso cinema, à nossa cultura”, comenta Farache.

Sobre o projeto - O Projeto Alumiar do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco realizou a acessibilidade comunicacional para 21 filmes brasileiros (Audiodescrição, Janela de Libras e Legenda para Surdos e Ensurdecidos), e exibiu, quinzenalmente e gratuitamente, nas salas de Cinema da Fundação do Derby e de Casa Forte. As sessões contabilizaram quase 3.000 espectadores, com a presença de 32 instituições, entre escolas e associações de pessoas com deficiência sensorial (com deficiência visual e/ou deficiência auditiva) do Recife e outras cidades da Região Metropolitana como Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda e Paulista. Além das sessões, o Projeto Alumiar também promoveu atividades formativas, com a realização de três encontros de cinema e acessibilidade.

Mais informações
cinemadafundacao.com.br/alumiar

 

Programação:

Nazaré da Mata
Escola Dom Ricardo Vilela
03/12, 14h
Filme: O Auto da Compadecida

Caruaru
Armazém da Criatividade
05/12, 14h
Filme: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
06/12
9h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
14h - Filme: O Auto da Compadecida

Garanhuns
Escola Professor Letácio Brito Pessoa
10/12
9h - Filme: O Auto da Compadecida
14h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
11/12, 9h
Filme: Colegas

Arcoverde
Auditório da Secretaria de Educação e Esportes
12/12
9h - Filme: Menino Maluquinho
14h - Masterclass: Acessibilidade Audiovisual
13/12, 9h
Filme: O Auto da Compadecida

SERVIÇO
Sessão Alumiar Na Estrada
De 03 a 13 de dezembro
Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde

 

 
Data da última modificação: 04/12/2019, 10:51