Informes Informes

Voltar

Laboratório de materiais e dispositivos do CAA é contemplado em chamada do MCTI/FINEP

O LAMAD será o primeiro laboratório do Agreste de Pernambuco com objetivo de preparar e caracterizar a morfologia dos materiais, além de construir dispositivos modernos para diversas aplicações tecnológicas

O Campus do Agreste da UFPE teve o projeto LAMAD (Laboratório Multiusuário de Materiais e Dispositivos do Centro Acadêmico do Agreste) aprovado na chamada pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-02/2014-EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS.

O LAMAD foi idealizado, em 2014, pelos professores Joaquim F. Martins Filho (DES/CTG/UFPE), coordenador do projeto, e Jehan Fonsêca do Nascimento (CAA/UFPE). Em seguida, ganhou apoio institucional da direção do Campus do Agreste, do Núcleo Interdisciplinar de Ciência Exata e Inovação (NICIT/CAA), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), além do apoio de outras instituições de ensino superior (IES) da região Nordeste do Brasil.

Com a aprovação na chamada, o laboratório receberá recurso financeiro superior a 1,7 milhões de reais. O LAMAD será o primeiro laboratório do Agreste de Pernambuco com objetivo de preparar e caracterizar a morfologia dos materiais, além de construir dispositivos modernos para diversas aplicações tecnológicas. Também são objetivos do laboratório: contribuir com a construção de um novo programa de pós-graduação interdisciplinar em ciência e tecnologia de materiais e com os programas já existentes no CAA/UFPE; contribuir com a formação e alta qualificação de profissionais; articular maior participação empresarial junto ao Campus do Agreste; e incentivar a cooperação com outras IES, contribuindo assim com o projeto de interiorização da UFPE.

Data da última modificação: 28/07/2017, 10:05