Informes Informes

Voltar

Campus do Agreste investe em segurança digital

Esta é a primeira aquisição, de uma sequência de compras que envolvem novas câmeras e outros equipamentos de armazenamento com intuito de aumentar a segurança interna

O Campus do Agreste investiu recursos próprios para compra de 30 câmeras de monitoramento visando aprimorar o serviço de segurança institucional e terceirizada do CAA. Esta é a primeira aquisição, de uma sequência de compras que envolvem novas câmeras e outros equipamentos de armazenamento com intuito de aumentar a segurança interna.


A solução de videomonitoramento no CAA foi idealizada pela direção considerando a necessidade de investimento na segurança e os conceitos de viabilidade técnica e economicidade, estudadas pelo Núcleo de Tecnologia do Agreste – NTIA. Foi realizado pelo tecnólogo em segurança o levantamento de locais estratégicos com ajuda do quadro de vigilantes institucionais. Inicialmente, foram propostos 30 pontos de video distribuídos do modo mais homogêneo possível, contemplando nessa primeira etapa os principais acessos de todos os prédios do campus e também do Núcleo de Ciências da Vida que funciona no Polo Comercial.

Dentre os equipamentos utilizados, estão as câmeras de alta resolução que possuem gravações redundantes nas diversas salas de comunicação e contam com alimentação auxiliar, mitigando os casos de queda de energia, além de uma central de monitoramento com software de análise de vídeo inteligente destacando as funções de cercas virtuais, comportamento suspeito, objetos retirados ou abandonados em cena e E-map. A próxima etapa do projeto está em fase de análise e dimensionamento pela direção e NTIA.


Para o diretor Manoel Guedes, a ação realizada já começa a dar os primeiros resultados, tanto preventivos, com a redução da quantidade dos eventos de pequenos furtos, como investigativos, pela possibilidade de consulta dos dados gravados para desfecho dos eventuais casos com apoio da SSI e Polícia Federal. O diretor ainda afirma que não economizará esforços para que toda a comunidade acadêmica tenha cada vez mais segurança no campus.

 
Data da última modificação: 30/08/2018, 15:56