Informes Informes

Voltar

Campus do Agreste inicia a produção de solução hidroalcóolica 70 e glicerinada 80%

A ação conta com a parceria do poder público e a iniciativa privada, e vai beneficiar a Região Agreste do estado de Pernambuco

O projeto aprovado pela PROEXC e que conta com recursos financeiros para aquisição de insumos, como também bolsas para participação dos estudantes, visa implementar ações de enfrentamento ao COVID-19 na Região Agreste do estado de Pernambuco, atingindo cidades como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano e Belo Jardim, entre outras. As ações têm o intuito de ajudar a preservar a vida humana, sobretudo, dos mais carentes e dos profissionais de saúde que se encontram na linha de frente do combate à COVID 19.

A produção de solução hidroalcóolica 70 e glicerinada 80% é realizada em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Nesse sentido, uma rede de parceiros está colaborando com esse projeto, entre eles, a AMBEV, com a interveniência do Conselho Regional de Química- CRQ, permitindo a doação  de 1000L de álcool absoluto. A doação de 1000 embalagens da Empresa Refrigerantes Rochedo, além do apoio do Laboratório de Combustíveis do LITPEG/UFPE. A metodologia utilizada para produção será a preconizada pela OMS e Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA. Os resultados a serem alcançados, consistem no atendimento, de forma direta de 1000 pessoas aproximadamente, com a disponibilização de frascos de solução hidroalcóolica de álcool 70, na intenção de minimizar os riscos de contaminação de exposição ao novo coronavírus. "Após a parceria com a doação de insumos, foi criado um manual de produção que deverá seguir a sistemática de produzir e distribuir, de acordo com as solicitações dos municípios da Região" Afirma  Amanda Lucena, técnica do laboratório de química do Campus do Agreste.

A ação será realizada pela equipe de técnicos do Laboratório de Química do Campus Agreste da UFPE, supervisionada pelos professores pesquisadores, com a participação dos alunos e com a anuência da Vigilância Sanitária Municipal de Caruaru. A integração, ensino, pesquisa e extensão, se dará  pela integração dos aspectos teóricos e práticos do ensino da química envolvida na produção do álcool 70 e pela oportunidade da participação dos alunos, técnicos e professores, da dinâmica estabelecida na produção do álcool, abrindo perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas que envolvem o uso de insumos mais disponíveis e de baixo custo, e nos testes de qualidade do produto final. 

Além do projeto de produção de antissépticos para combater o novo coronavírus, outras ações foram desenvolvidas no Campus do Agreste. Dentre elas, a produção de protetores faciais e a inserção do curso de medicina do Campus no enfrentamento da pandemia. Para o vice-diretor do CAA e coordenador do projeto, professor Gilson Lima, a proposta é mais uma contribuição que a Universidade fornece para a sociedade. E não é apenas justificada pelas ações elencadas, mas, sobretudo, justifica-se pelo cuidado com a vida humana e pela união de todos em um único propósito de combate ao COVID 19.