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I Curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão inscreve a partir de 1º de novembro
O curso tem 360 horas, com duração de 18 meses. Todas as aulas serão presenciais e coletivas. As aulas ocorrerão as terças e quintas, de 18h às 22h.
O Curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão destina-se a licenciados de qualquer área (educação, artes, música ou outros) e profissionais da saúde que tenham interesse em colocar em suas práticas pedagógicas ou terapêuticas a neurociências em diálogo com a música para compreender melhor o funcionamento e potencializar o aprendizado, comportamento e movimento. Se destina também a interessados em pesquisa na área de música e neurociências, algo que vem crescendo significativamente no Brasil.
A neurociência estuda o sistema nervoso humano no que se refere às funções neurológicas em relação ao aprendizado, comportamento, movimento e patologias em conversa com o contexto social vigente. Visa compreender como o cérebro é desenvolvido e arquitetado desde os primórdios de nossa espécie até os dias de hoje e como são dadas todas as fases de desenvolvimento neurológico desde a fecundação até o fim da vida. É rica como ferramenta pedagógica pois a partir dos seus fundamentos, oferece uma visão ampla e profunda do ser humano e contribui sensivelmente para melhorar ou sanar dificuldades do processo de aprendizagem (não importando a área) de pessoas que não aprendem ou se comportam dentro de certos padrões. Por isso é uma área que dialoga fortemente com a inclusão.
A música no contexto das neurociências tem muitas abordagens: compreender como a música atinge o cérebro em relação ao emocional, cognitivo e movimento e saber aplica-la devidamente, pode contribuir no aprendizado de diversas disciplinas (não musicais), tais como português, matemática, educação física, etc. Também pode-se, neste contexto, utilizar a música de forma direcionada para tratamentos terapêuticos. Música com neurociências contribui igualmente com a performance musical e com o próprio aprendizado musical, pois compreendendo como o cérebro aprende, é possível potencializar o aprendizado musical. Da mesma forma, as pesquisas vêm avançando cada vez mais nessa área pois algumas propriedades da música, como a memória musical, vem sendo foco dos pesquisadores. Portanto, cada vez mais, a música anda adentrando o universo das pesquisas cognitivas e neurológicas, sendo portanto, mais um campo de atuação para quem tem esse conhecimento.
O Departamento de Música oferece um curso de excelência ministrado por profissionais de reconhecida capacidade em suas atividades didáticas e artísticas. Este curso é o primeiro do Brasil dentro de uma Universidade Federal e envolve professores das áreas de medicina, patologia, anatomia, psicologia e música.
OBJETIVOS
GERAL
Fornecer subsídio teórico e prático para que profissionais das áreas de humanas e saúde possam utilizar a neurociências em diálogo com a música como ferramenta em suas práticas profissionais.
ESPECÍFICOS
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Fornecer conhecimento técnico específico sobre neurociências;
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fornecer conhecimento técnico para a elaboração e planejamento de aulas e atendimentos tendo a neurociências como fundamento;
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desenvolver o pensamento crítico/reflexivo sobre o uso da neurociência aliada à música em diversos contextos;
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capacitar o professor para utilizar a neurociências como ferramenta pedagógica na aula de música e em outros contextos;
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Proporcionar contato com diversas possibilidades de aplicação da neurociência com música para públicos distintos tais como crianças, pessoas com deficiências e transtornos, idosos, pessoas hospitalizadas, dentre outros.
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
O curso tem 360 horas, com duração de 18 meses.
Todas as aulas serão presenciais e coletivas. As aulas ocorrerão as terças e quintas, de 18h às 22h.
Investimento:
18 parcelas de R$ 250,00.
CRONOGRAMA
Nome completo das disciplinas | Ementa | Carga horária | Data de início | Data de término | Professor/área |
Neuroanatomia básica | Anatomia das principais regiões corticais e subcorticais e suas funcionalidades no que se refere ao comportamento, movimento e cognição. | 30 | 22/01/19 | 02/04/19 | Sandra Lopes de Souza (anatomia) |
Neurofisiologia | Aspectos funcionais e químicos do sistema nervoso central e periférico e suas implicações no comportamento e aprendizado. | 45 | 24/01//19 | 11/04/19 | Viviane Louro (música/neurociências) |
Instrumentos de medida e metodologia da pesquisa em neurociências | Tecnologias voltadas para pesquisa em neurociências: procedimentos para busca de artigos nos principais bancos de dados e decodificação de gráficos e tabelas em pesquisas em neurociências Orientações básicas para o TCC. | 30 | 09/04/19 | 09/05/19 | Tatiana Santana Santos (anatomia) |
Cognição e emoção na experiência musical | Relação da aprendizagem musical com funcionamento do sistema nervoso no que tange aspectos da cognição. Principais pesquisas na área de cognição e emoção musical. | 30 | 14/05/19 | 06/06/19 | Maurício Júnior (psicologia/neurociências)
Antônio Nigro (música/neurociências) |
Diálogos entre psicologia, neurociências e música | Principais vertentes da psicologia cognitiva e das teorias do desenvolvimento da aprendizagem musical e diálogo com a neurocognição. | 30 | 11/06/19 | 11/07/19 | (psicologia/neurociências)
Antônio Nigro (música/neurociências) |
Transtornos e patologias no ambiente de aprendizagem | Aspectos clínicos, sociais e pedagógicos dos principais transtornos mentais e deficiências. | 45 | 06/08/19 | 12/10/19 | (psicologia/neurociências) |
Psicomotrocidade no fazer musical | Neurofisiologia básica da música e aplicação da neurociência na educação musical inclusiva a partir dos conceitos fundamentais da psicomotricidade. | 30 | 08/08/19 | 10/09/19 | Viviane Louro (música/neurociências) |
Jogos e materiais musicais adaptados à música | Atividades musicais e confecção de jogos e materiais adaptados e específicos para serem aplicados em contextos inclusivos em diálogo com as neurociências. | 60 | 17/09/19 | 19/12/19 | Flávio Medeiros (música)
Viviane Louro (música/neurociências) |
Tecnologias assistivas para a prática musical inclusiva | Técnicas, materiais e recursos para o fazer musical inclusivo pela ótica da Tecnologia Assistiva. | 30 | 21/01/20 | 03/03/20 | Ozani Malheiros (música/musicoterapia) |
Música, humanização e diversidade | Seminários sobre a abordagem pedagógica musical para públicos diversos tais como: pessoas hospitalizadas, moradores de rua, pessoas em vulnerabilidade social, dependentes químicos em processo de recuperação, pessoas com deficiências e transtornos, pessoas em recuperação psicossocial, terceira idade, dentre outros. | 60 | 23/01/20 | 07/04/20 | Maria Aida Barroso (música) |
Defesa de TCC | Prova pública com banca interdisciplinar das pesquisas realizadas pelos alunos da especialização. | Não consta | 09/04/20 | 11/06/20 | Banca interdisciplinar e orientadores |
Período das inscrições: 01/11 a 20/11/2018 18/11 a 28/11/2018
Local das inscrições: Departamento de Música da UFPE
Horário de atendimento: 07:00 às 13:00 (segunda a sexta)
Documentos necessários (obrigatórios) para se inscrever:
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Cópia autenticada de RG e CPF (não será aceita Carteira Nacional de Habilitação, por não informar a naturalidade);
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Cópia autenticada do Diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso de graduação (com data da colação de grau);
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Cópia do histórico escolar da graduação (não é necessário autenticar);
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Curriculum Vitae documentado atualizado (não é necessário autenticar);
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Requerimento de inscrição preenchido e assinado (Clique aqui).
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Pagamento exclusivamente no Banco do Brasil, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), em nome da FADE/UFPE, Conta Corrente (a informar), via transferência ou depósito direto no caixa, não sendo permitido depósito via entrega de envelope em caixas eletrônicos.
OBSERVAÇÕES:
1. Os candidatos residentes em outras cidades poderão enviar suas inscrições via Correios, com A.R. (Aviso de Recebimento). Endereço: DEPARTAMENTO DE MÚSICA. Centro de Artes e Comunicação. Av. da Arquitetura, s/n. Cidade Universitária. Recife – PE, CEP: 50740-550.
2. O comprovante de inscrição será emitido pela coordenação após a conferência de todos os documentos. Para candidatos de outras cidades, o comprovante de inscrição será emitido via email.
3. É de inteira responsabilidade do candidato a documentação enviada pelos Correios. Portanto, a inscrição só será efetivada após a devida conferência da documentação exigida. O envio pelos correios com A.R. (aviso de recebimento) não configura comprovação de inscrição.
4. A avaliação constará de:
4.1) Prova escrita sobre um artigo de música e neurociências (em português) que será entregue na hora da avaliação (questões fechadas e dissertativas);
4.2) Prova de inglês instrumental com o uso de dicionário;
Obs: Os candidatos terão 3 horas para realização de ambas as provas, que serão entregues juntas na hora da avaliação cabendo ao candidato dividir o tempo para realização. Os candidatos deverão chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência e não poderão entrar depois que a prova der início.
4.3) A nota de classificação dos candidatos será atribuída de zero a dez, sendo calculada pela média aritmética das notas obtidas em cada etapa. Assim: prova sobre o artigo + prova de inglês).
4.4.) Todas as provas serão realizadas no Departamento de Música da UFPE, situado à Av. da Arquitetura, s/n. Cidade Universitária. Recife – PE. CEP: 50740-550.
DATAS IMPORTANTES
Pré-inscrição (acesse <http://encurtador.com.br/ftJN9> ou clique aqui) | Até 31/10/2018 |
Inscrição oficial |
18/11 a 28/11/2018 (novo período) |
Seleção | 01/12/2018 (sábado das 9h-12h) |
Resultado preliminar | 05/12/2018 |
Prazo recursal | 05 a 07/12/2018 |
Resultado final | 14/12/2018 |
Matrícula | 02 a 18/01/2019 |
Início das aulas | 22/01/2019 |
CONTATO
Coordenação: Viviane Louro
Vice coordenação: Antonio Nigro
Secretaria: Rafael Pinheiro
Telefone: +55 (81) 2126 8318
Email: neuromusicaufpe@gmail.com