Voltar

I Curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão inscreve a partir de 1º de novembro

O curso tem 360 horas, com duração de 18 meses. Todas as aulas serão presenciais e coletivas. As aulas ocorrerão as terças e quintas, de 18h às 22h.

O Curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão destina-se a licenciados de qualquer área (educação, artes, música ou outros) e profissionais da saúde que tenham interesse em colocar em suas práticas pedagógicas ou terapêuticas a neurociências em diálogo com a música para compreender melhor o funcionamento e potencializar o aprendizado, comportamento e movimento. Se destina também a interessados em pesquisa na área de música e neurociências, algo que vem crescendo significativamente no Brasil.

A neurociência estuda o sistema nervoso humano no que se refere às funções neurológicas em relação ao aprendizado, comportamento, movimento e patologias em conversa com o contexto social vigente. Visa compreender como o cérebro é desenvolvido e arquitetado desde os primórdios de nossa espécie até os dias de hoje e como são dadas todas as fases de desenvolvimento neurológico desde a fecundação até o fim da vida. É rica como ferramenta pedagógica pois a partir dos seus fundamentos, oferece uma visão ampla e profunda do ser humano e contribui sensivelmente para melhorar ou sanar dificuldades do processo de aprendizagem (não importando a área) de pessoas que não aprendem ou se comportam dentro de certos padrões. Por isso é uma área que dialoga fortemente com a inclusão.

A música no contexto das neurociências tem muitas abordagens: compreender como a música atinge o cérebro em relação ao emocional, cognitivo e movimento e saber aplica-la devidamente, pode contribuir no aprendizado de diversas disciplinas (não musicais), tais como português, matemática, educação física, etc. Também pode-se, neste contexto, utilizar a música de forma direcionada para tratamentos terapêuticos. Música com neurociências contribui igualmente com a performance musical e com o próprio aprendizado musical, pois compreendendo como o cérebro aprende, é possível potencializar o aprendizado musical. Da mesma forma, as pesquisas vêm avançando cada vez mais nessa área pois algumas propriedades da música, como a memória musical, vem sendo foco dos pesquisadores. Portanto, cada vez mais, a música anda adentrando o universo das pesquisas cognitivas e neurológicas, sendo portanto, mais um campo de atuação para quem tem esse conhecimento.

O Departamento de Música oferece um curso de excelência ministrado por profissionais de reconhecida capacidade em suas atividades didáticas e artísticas. Este curso é o primeiro do Brasil dentro de uma Universidade Federal e envolve professores das áreas de medicina, patologia, anatomia, psicologia e música.

 

OBJETIVOS

GERAL

Fornecer subsídio teórico e prático para que profissionais das áreas de humanas e saúde possam utilizar a neurociências em diálogo com a música como ferramenta em suas práticas profissionais.


ESPECÍFICOS

  • Fornecer conhecimento técnico específico sobre neurociências;

  • fornecer conhecimento técnico para a elaboração e planejamento de aulas e atendimentos tendo a neurociências como fundamento;

  • desenvolver o pensamento crítico/reflexivo sobre o uso da neurociência aliada à música em diversos contextos;

  • capacitar o professor para utilizar a neurociências como ferramenta pedagógica na aula de música e em outros contextos;

  • Proporcionar contato com diversas possibilidades de aplicação da neurociência com música para públicos distintos tais como crianças, pessoas com deficiências e transtornos, idosos, pessoas hospitalizadas, dentre outros.

 

DURAÇÃO E INVESTIMENTO

O curso tem 360 horas, com duração de 18 meses.

Todas as aulas serão presenciais e coletivas. As aulas ocorrerão as terças e quintas, de 18h às 22h.

 

Investimento:

18 parcelas de R$ 250,00.

 

CRONOGRAMA

Nome completo das disciplinas

Ementa

Carga horária

Data de início

Data de término

Professor/área

Neuroanatomia básica

Anatomia das principais regiões corticais e subcorticais e suas funcionalidades no que se refere ao comportamento, movimento e cognição.

30

22/01/19

02/04/19

Sandra Lopes de Souza (anatomia)

Neurofisiologia

Aspectos funcionais e químicos do sistema nervoso central e periférico e suas implicações no comportamento e aprendizado.

45

24/01//19

11/04/19

Viviane Louro (música/neurociências)

Instrumentos de medida e metodologia da pesquisa em neurociências

Tecnologias voltadas para pesquisa em neurociências: procedimentos para busca de artigos nos principais bancos de dados e decodificação de gráficos e tabelas em pesquisas em neurociências Orientações básicas para o TCC.

30

09/04/19

09/05/19

Tatiana Santana Santos (anatomia)

Cognição e emoção na experiência musical

Relação da aprendizagem musical com funcionamento do sistema nervoso no que tange aspectos da cognição. Principais pesquisas na área de cognição e emoção musical.

30

14/05/19

06/06/19

Maurício Júnior (psicologia/neurociências)


 

Antônio Nigro (música/neurociências)

Diálogos entre psicologia, neurociências e música

Principais vertentes da psicologia cognitiva e das teorias do desenvolvimento da aprendizagem musical e diálogo com a neurocognição.

30

11/06/19

11/07/19

Maurício Júnior

(psicologia/neurociências)


 

Antônio Nigro (música/neurociências)

Transtornos e patologias no ambiente de aprendizagem

Aspectos clínicos, sociais e pedagógicos dos principais transtornos mentais e deficiências.

45

06/08/19

12/10/19

Maurício Júnior

(psicologia/neurociências)

Psicomotrocidade no fazer musical

Neurofisiologia básica da música e aplicação da neurociência na educação musical inclusiva a partir dos conceitos fundamentais da psicomotricidade.

30

08/08/19

10/09/19

Viviane Louro (música/neurociências)

Jogos e materiais musicais adaptados à música

Atividades musicais e confecção de jogos e materiais adaptados e específicos para serem aplicados em contextos inclusivos em diálogo com as neurociências.

60

17/09/19

19/12/19

Flávio Medeiros (música)


 

Viviane Louro (música/neurociências)

Tecnologias assistivas para a prática musical inclusiva

Técnicas, materiais e recursos para o fazer musical inclusivo pela ótica da Tecnologia Assistiva.

30

21/01/20

03/03/20

Ozani Malheiros (música/musicoterapia)

Música, humanização e diversidade

Seminários sobre a abordagem pedagógica musical para públicos diversos tais como: pessoas hospitalizadas, moradores de rua, pessoas em vulnerabilidade social, dependentes químicos em processo de recuperação, pessoas com deficiências e transtornos, pessoas em recuperação psicossocial, terceira idade, dentre outros.

60

23/01/20

07/04/20

Maria Aida Barroso (música)

Defesa de TCC

Prova pública com banca interdisciplinar das pesquisas realizadas pelos alunos da especialização.

Não consta

09/04/20

11/06/20

Banca interdisciplinar e orientadores


 

Período das inscrições: 01/11 a 20/11/2018 18/11 a 28/11/2018

Local das inscrições: Departamento de Música da UFPE

Horário de atendimento: 07:00 às 13:00 (segunda a sexta)

Documentos necessários (obrigatórios) para se inscrever:

  1. Cópia autenticada de RG e CPF (não será aceita Carteira Nacional de Habilitação, por não informar a naturalidade);

  2. Cópia autenticada do Diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso de graduação (com data da colação de grau);

  3. Cópia do histórico escolar da graduação (não é necessário autenticar);

  4. Curriculum Vitae documentado atualizado (não é necessário autenticar);

  5. Requerimento de inscrição preenchido e assinado (Clique aqui).

  6. Pagamento exclusivamente no Banco do Brasil, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), em nome da FADE/UFPE, Conta Corrente (a informar), via transferência ou depósito direto no caixa, não sendo permitido depósito via entrega de envelope em caixas eletrônicos.

 

OBSERVAÇÕES:

1. Os candidatos residentes em outras cidades poderão enviar suas inscrições via Correios, com A.R. (Aviso de Recebimento). Endereço: DEPARTAMENTO DE MÚSICA. Centro de Artes e Comunicação. Av. da Arquitetura, s/n. Cidade Universitária. Recife – PE, CEP: 50740-550.

2. O comprovante de inscrição será emitido pela coordenação após a conferência de todos os documentos. Para candidatos de outras cidades, o comprovante de inscrição será emitido via email.

3. É de inteira responsabilidade do candidato a documentação enviada pelos Correios. Portanto, a inscrição só será efetivada após a devida conferência da documentação exigida. O envio pelos correios com A.R. (aviso de recebimento) não configura comprovação de inscrição.

4. A avaliação constará de:

4.1) Prova escrita sobre um artigo de música e neurociências (em português) que será entregue na hora da avaliação (questões fechadas e dissertativas);

4.2) Prova de inglês instrumental com o uso de dicionário;

Obs: Os candidatos terão 3 horas para realização de ambas as provas, que serão entregues juntas na hora da avaliação cabendo ao candidato dividir o tempo para realização. Os candidatos deverão chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência e não poderão entrar depois que a prova der início.

4.3) A nota de classificação dos candidatos será atribuída de zero a dez, sendo calculada pela média aritmética das notas obtidas em cada etapa. Assim: prova sobre o artigo + prova de inglês).

4.4.) Todas as provas serão realizadas no Departamento de Música da UFPE, situado à Av. da Arquitetura, s/n. Cidade Universitária. Recife – PE. CEP: 50740-550.


 

DATAS IMPORTANTES

Pré-inscrição

(acesse <http://encurtador.com.br/ftJN9> ou clique aqui)

Até 31/10/2018

Inscrição oficial

01/11/2018 à 20/11/2018

18/11 a 28/11/2018 (novo período)

Seleção

01/12/2018 (sábado das 9h-12h)

Resultado preliminar

05/12/2018

Prazo recursal

05 a 07/12/2018

Resultado final

14/12/2018

Matrícula

02 a 18/01/2019

Início das aulas

22/01/2019


 


CONTATO

Coordenação: Viviane Louro

Vice coordenação: Antonio Nigro

Secretaria: Rafael Pinheiro

 

Telefone: +55 (81) 2126 8318

Email: neuromusicaufpe@gmail.com

Data da última modificação: 26/10/2018, 18:39