4ª Semana Nacional de Arquivos na FDR

4ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS NA FDR

O projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife em parceria com o Arquivo Geral da Faculdade de Direito do Recife promove a 4ª Semana Nacional de Arquivos na FDR.

Trata-se de uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa que busca promover arquivos e locais de memória do país, dando visibilidade aos acervos e aproximando a sociedade aos trabalhos desenvolvidos nas instituições.

Em sua 4ª edição, a SNA ocorrerá dos dias 08 a 14 de junho de 2020. A data faz referência ao Dia internacional de Arquivos (09 de junho) e a programação será completamente virtual.

No atual contexto de pandemia, na impossibilidade de promover eventos presenciais, serão apresentadas exposições documentais, exibindo alguns dos documentos do Arquivo Geral que foram digitalizados pelo Projeto Memória Acadêmica da FDR e estão disponíveis para consulta online. Também será promovida uma conferência, no formato de transmissão ao vivo, abordando a questão da preservação documental.

Vale ressaltar que o formato da edição virtual da SNA reafirma a importância do trabalho desenvolvido pelas diversas instituições de memória, ofertadas ao público mesmo antes da necessidade de afastamento dos centros de pesquisas. A disponibilização de documentos em formato digital é uma proposta do Projeto Memória Acadêmica, bem como do Arquivo Geral da FDR, que sempre esteve e continua à disposição.

Confira a programação:

Exposição documental  “Documentos do século XIX” - Durante a semana, realizaremos postagens diárias no Facebook e Instagram de alguns documentos referentes ao século XIX, tais como atas das Congregações, correspondências, legislação e relatórios, pertencentes ao Arquivo da Faculdade de Direito do Recife e digitalizado pelo Projeto de Extensão Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife.

Data de início do evento: 08 de junho

Data de término do evento: 12 de junho

Live: “Preservação documental e extensão universitária”.

Convidada: Danielle Alves de Oliveira – Arquivista e Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Mediação: Diogo Stanley Vasconcelos de Farias – Estudante de Direito e Extensionista do Projeto Memória FDR.

Data do evento: 11 de junho

Transmissão pelo Instagram: @memoriafdr

Conheça as edições anteriores:

3ª Semana nacional de arquivos na FDR (2019)

2ª Semana nacional de arquivos na FDR (2018)