Navegação Navegação

Estudantes interessados em ingressar na UFPE devem se inscrever no Sisu 2024 de 22 a 25 de janeiro

As inscrições serão feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação

Os estudantes interessados em ingressar na UFPE precisam se inscrever no Sisu 2024, no período de 22 a 25 deste mês, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação, para poder concorrer às 7.012 vagas oferecidas em 105 cursos de graduação da Universidade.

As informações referentes às vagas da UFPE (com distribuição de vagas por entrada, campus, curso e modalidades de concorrência) estão disponíveis no site Sisu UFPE 2024. Neste site, também foi publicada a pontuação das notas máximas e mínimas obtidas na seleção do Sisu UFPE 2023.

O Edital n° 22/2023, do MEC, referente ao processo seletivo do Sisu 2024, foi divulgado no dia 29 de dezembro do ano passado. Para concorrer a todas as vagas ofertadas no ano, os candidatos só precisarão se inscrever uma vez. O resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro.

NOVA LEI DE COTAS - A partir dessa edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa lei serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n° 21/2012 (alterada pela Portaria n° 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao Ensino Superior.

Nesse sentido, todas as 127 instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, segundo a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

Data da última modificação: 19/01/2024, 15:59