Navegação Navegação

Estudantes de Ensino Médio participam da Expo UFPE 2023 para conhecer os cursos de graduação

Apresentações musicais, estandes dos cursos e visitas aos centros movimentaram o Campus Recife durante todo o dia de ontem (23)

A Universidade Federal de Pernambuco promoveu, na manhã de ontem (23), a abertura da Expo UFPE 2023, realizada durante todo o dia. A iniciativa teve o intuito de apresentar, a alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, os cursos de graduação da Universidade. O evento foi realizado no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) e contou com atividades no hall, no Cinema e na Concha Acústica. A feira é promovida, anualmente, pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Finanças e Infraestrutura de Graduação (Difi), em parceria com outras instâncias da instituição.

Fotos: Luíza Cabral Saraiva

Universidade recebeu estudantes com apresentações musicais

Durante a recepção das escolas, na Concha Acústica, houve apresentação musical com a Banda Sinfônica da UFPE, que tem como maestro Helder Passinho. Estiveram presentes na abertura do evento, Magna Silva, pró-reitora de Graduação da UFPE; e Fernanda Alencar, da Diretoria de Finanças e Infraestrutura de Graduação.“O principal objetivo da Expo é atrair os estudantes para a UFPE. Nós temos anualmente mais de 7000 vagas em 113 cursos, em três campi”, explica Magna Silva.

Pró-reitora Magna Silva dá as boas-vindas a todos

A estimativa era receber mais de 6 mil alunos, pertencentes às 70 escolas inscritas. “Essa é uma oportunidade única que a Universidade está oferecendo a vocês, pois, desde 2018, não tínhamos uma Expo totalmente presencial. Nosso desejo é que todos vocês estejam aqui no ano que vem para a gente dar as boas-vindas e começar o semestre letivo”, destacou a pró-reitora de Graduação, Magna Silva, em seu discurso direcionado aos estudantes presentes na ocasião.

Nos estandes, muita informação sobre os cursos de graduação

Neste ano, a feira contou com diversos estandes no hall do CCEE. No local, havia espaços destinados aos cursos de graduação nas áreas de Exatas e Tecnologia, Humanas e Sociais, Natureza e Saúde. Graduandos e professores estavam à disposição para apresentar os cursos e tirar dúvidas dos visitantes. Uma novidade foi a promoção de caravanas com visita agendada às instalações dos cursos nos centros acadêmicos, em que os estudantes puderam conhecer os laboratórios e as salas de aula.

Participantes da Expo UFPE ocuparam a Concha Acústica

A graduanda Klara Borges, do curso de Terapia Ocupacional, participou do evento como monitora e apontou a relevância de promover feiras destinadas àqueles estudantes que estão prestes a ingressar nas universidades, de modo a auxiliar na sua escolha profissional. “A UFPE deu a possibilidade para pessoas saberem que podem adentrar aqui, permitindo uma troca muito importante entre os discentes acadêmicos, que estavam explicando sobre os seus cursos de graduação, e aqueles que vieram prestigiar o evento”, destacou.

Também havia estandes representando os Núcleos da UFPE, sendo eles o Núcleo de Políticas e Educação Étnico-Raciais (Erer); Núcleo LGBT; Núcleo de Acessibilidade (Nace). Além disso, havia um estande destinado exclusivamente aos estudantes que desejassem obter informações institucionais, incluindo as temáticas sobre bolsas, cotas e o Sisu.

Com relação à programação artístico-cultural, os estudantes puderam assistir na Concha Acústica a apresentação teatral, encenada em versão radioteatro, da peça “Ida ao Teatro”, de Karl Valentin. Sob supervisão geral da professora Vika Schabbach, o elenco era formado pelos discentes do curso de Teatro da UFPE Viviana Borchardt e João Fernando Bonfim, com sonoplastia de Radja Neves.

Atividades envolveram todos os espaços do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE)

Outras atividades realizadas durante a Expo UFPE envolveram a apresentação do Maracatu Várzea do Capibaribe; a Dança Fitness, promovida pelos graduandos de Educação Física da UFPE; os espetáculos de dança; as apresentações musicais; e as exibições de vídeos institucionais.

Enquanto isso, no Cinema da UFPE, foram exibidos curtas produzidos por graduandos da Universidade. “A ideia foi mostrar aos alunos um pouco da nossa produção acadêmica em relação a curtas-metragens e animação. Todos os filmes que estão sendo exibidos são produções feitas pelos alunos do curso de Cinema. E é uma forma de escoar a produção e mostrar aos futuros ingressantes aquilo que a gente produz”, explica Leônidas Júnior, membro da organização do evento.

Data da última modificação: 24/11/2023, 16:26