Notícias Notícias

Voltar

UFPE destaca-se na avaliação do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP

O PRH-ANP 48.1 “Caracterização e Simulação de Reservatórios, Energias Renováveis e Biotecnologia Ambiental” ficou em 1º lugar e outros dois estão entre os dez mais bem avaliados

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve destaque na avaliação do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP), ciclo 2020-2024. Três programas desenvolvidos na UFPE estão entre os dez melhores do país, sendo o PRH-ANP 48.1 “Caracterização e Simulação de Reservatórios, Energias Renováveis e Biotecnologia Ambiental” o 1º lugar nacional. Outros dois programas vinculados à UFPE ficaram com o 3º e o 7º lugares. Além deles, mais um programa da UFPE ficou com a 41ª posição. O resultado foi divulgado no dia 25 de outubro.

Realizada durante o Encontro Nacional do PRH-ANP 2024,  o qual ocorreu em maio deste ano, em Minas Gerais, a avaliação levou em conta a avaliação técnica das bolsas ofertadas e o resultado da taxa de ocupação dos bolsistas. Ao todo, 54 programas ativos de todo o país foram avaliados (a lista de classificação final contém 55 programas, mas um deles está inativo desde 2020). O relatório completo, emitido em outubro, pode ser consultado aqui. 

O PRH-ANP 48.1 “Caracterização e Simulação de Reservatórios, Energias Renováveis e Biotecnologia Ambiental” é coordenado pelo professor Antonio Antonino, do Departamento de Energia Nuclear do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Campus Recife. As áreas de atuação de pesquisa do programa são: Biocombustível; Biotecnologia Ambiental; Energia Eólica; Energia Solar; Geologia do Petróleo / Caracterização de Reservatórios; Métodos Computacionais em Geomecânica; Simulação Numérica Aplicada / Fluxos em Meios Porosos; Tomografia X e Gama Aplicada a Meios Porosos.

“Essa conquista é um reflexo do empenho e da dedicação de todos os envolvidos, coordenação, comissão gestora, bolsistas e ex-bolsistas do PRH 48.1, demonstrando a qualidade e o comprometimento da equipe na formação de recursos humanos especializados para atuar na área de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Energias Renováveis, atendendo as atuais e futuras demandas do setor”, afirmou Antonio Antonino.

O PRH-ANP 48.1 tem sua atuação estabelecida na multidisciplinaridade e na expertise de seus pesquisadores e estudantes. O programa congrega docentes dos Departamentos de Energia Nuclear, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Geologia da UFPE. Também apoia alunos dos cursos de graduação em Geologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Energia com recursos de bolsas e taxa de bancada, bem como alunos dos programas de pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), Geociências (PPGeoc) e Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten).

Também obteve destaque o PRH-ANP 38.1 “Gestão da Sustentabilidade na Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo em Ambientes Offshore”, que conquistou o 3º lugar nacional. O coordenador desse programa é o professor Marcio José das Chagas Moura, do Departamento de Engenharia de Produção/CTG.

Já o PRH-ANP 30.1 “Engenharia do Processamento de Petróleo, Gás Natural, Produção de Biocombustíveis e Energias Renováveis” ficou com o 7º lugar. O programa é coordenado pela professora Celmy Maria Bezerra de Menezes Barbosa, do Departamento de Engenharia Química/CTG. 

E o PRH-ANP 47.1 “Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás em Sistemas Petrolíferos e Análogos e Simulação de Reservatórios em Bacias Sedimentares do Nordeste” ficou em 41º lugar entre os avaliados. O coordenador é o professor Mário Ferreira de Lima Filho, do Departamento de Geologia/CTG.

Data da última modificação: 14/11/2024, 15:11

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).