Os dados são do ranking divulgado pela Social Media Gov, plataforma de inteligência e benchmarking que monitora e analisa a presença digital governamental
A UFPE é a universidade federal com maior nível de engajamento nas redes sociais no país, no primeiro semestre de 2025, alcançando 803.040 interações. Os dados são do ranking divulgado pela Social Media Gov, plataforma de inteligência e benchmarking que monitora e analisa a presença digital de instituições governamentais, universidades e demais órgãos públicos nas principais redes sociais digitais. A UFPE está presente nas principais redes sociais digitais, como Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), YouTube e LinkedIn. E possui também perfis no Flickr (plataforma de compartilhamento e gerenciamento de fotos). O ranking completo está disponível aqui.
O segundo lugar ficou com a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, com 654,9 mil interações; o terceiro, com a UFRGS, com 604 mil interações; e o quarto, com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que atingiu 555.872 interações.
A Social Media Gov considera, dentre outras métricas, o volume de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e respostas em postagens em redes sociais. De acordo com a plataforma, sua missão é “fortalecer a comunicação pública com base em dados, evidências e nas melhores referências da área”. Além de universidades federais, a plataforma Social Media Gov avalia perfis de instituições dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em níveis federal, estadual e municipal.
Os perfis de redes sociais da UFPE são gerenciados pela Superintendência de Comunicação (Supercom) da Universidade, por meio da equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom). O conteúdo divulgado nas redes engloba produção das três unidades da Supercom (Ascom, Diretoria de Comunicação e Núcleo de TV e Rádios Universitárias), e também de outras unidades administrativas, a exemplo da Superintendência de Cultura.
