Os participantes enfatizaram a importância da participação social na construção e fiscalização do plano
O reitor Alfredo Gomes participou, nesta segunda-feira (4), de sessão promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 (PL 2614/24), realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). O evento contou com a participação dos deputados federais Tabata do Amaral (PSB-SP) – presidente da comissão – e Pedro Campos (PSB-PE), da senadora Teresa Leitão (PT-PE), deputados estaduais, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir os principais desafios do novo PNE.
"O novo PNE deve ser observado em seu caráter estratégico e sistêmico. Ou seja, ele não é um plano no vazio. Ele é um plano para servir a um projeto de país. E, desta forma, nós temos que entender qual é seu impacto para organizar a educação nacional nos próximos 10 anos. Para resolver os grandes problemas nacionais que perduram, alguns deles, há mais de um século", afirmou o reitor.
No encontro, foi enfatizada a importância da participação social na construção e fiscalização do plano, bem como destacada a urgência de garantir recursos e mecanismos que assegurem sua implementação em todos os níveis de governo.
A expectativa dos parlamentares é que o PNE 2024–2034 seja aprovado pelo Congresso Nacional ainda em 2025, apresentando metas exequíveis, financiamento assegurado e forte participação social. Também estava na mesa de discussões a professora Luciana Marques, do Centro de Educação (CE) da UFPE.
*Foto de Lucas Emanuel