Notícias Notícias

Voltar

Projeto Capoeira com a UFPE retoma aulas regulares

Iniciativa também promove lives semanais com transmissões nas noites de segunda, no Facebook e YouTube

O projeto de extensão “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas” retoma suas aulas regulares a partir da próxima semana. Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h, no Espaço de Convivência da Secretaria de Esportes e Lazer (Segel) da UFPE, no Campus Recife. As aulas são gratuitas e abertas ao público juvenil e adulto em geral.

Além do reinício das aulas presenciais, o projeto anuncia a programação de lives em seu perfil no Facebook e canal do YouTube. As transmissões ocorrem sempre às segundas, das 21h às 22h30, com foco em temas variados relacionados à capoeira. Já são quase 400 lives promovidas desde 2020, com média de 1h30 de duração, o que torna a iniciativa um dos maiores repositórios de promoção da capoeira.

O “Capoeira com a UFPE: gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas” tem como objetivo oferecer experiências com a capoeira e outras práticas sociais relacionadas que valorizem conhecimentos acumulados historicamente em uma perspectiva transformadora. Também busca promover o reconhecimento às referências da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo por meio de intercâmbios. As atividades do projeto consistem em atividades teóricas e práticas de capoeira que contemplam a interdependência das suas dimensões gestuais, ritualísticas, musicais e históricas. 

Confira a programação das lives em fevereiro (a programação completa pode ser acompanha pelo perfil do projeto no Instagram):

Dia 3 - Obra musical “A capoeira que me escolheu”, com mestre Sabiá do Vem Vadiar Capoeira, de Jaboatão dos Guararapes (PE);

Dia 10 - “Capoeira: Da rua para a Universidade”, com o professor Coca-Cola, do Filhos de Bimba Escola de Capoeira, de São Paulo (SP);

Dia 17 - “A capoeira pernambucana e seus malungos”, com mestre Balanço-Ginga Brasil, de Jaboatão dos Guararapes (PE);

Dia 24 - “Projeto de Lei 1176/2011, que trata da Política Nacional para Mestres/as e a importância da capoeira na mobilização para, em 2025, sua aprovação na Câmara dos Deputados”, com mestre Paulão Kikongo, doutorando em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); membro do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (Unirio); do Grupo de Trabalho (GT) Abdias do Nascimento de Patrimônio Memória e Reparação e do GT Políticas Públicas para as Culturas Tradicionais e Populares (RJ).

Data da última modificação: 31/01/2025, 16:47

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).