Iniciativa da Ebserh e do Ministério da Saúde reduz filas para procedimentos de cirurgia plástica e cirurgia geral no hospital universitário
O Hospital das Clínicas da UFPE realizou 20 procedimentos cirúrgicos por meio do mutirão Ebserh em ação: Agora tem especialistas. A iniciativa tem como objetivo agilizar o acesso aos atendimentos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e permitindo que os pacientes tenham mais qualidade de vida.
De acordo com o cirurgião plástico Bartolomeu Junior, foi ofertado atendimento especializado para pacientes com diversas condições que afetam a pele e os tecidos moles: “Pacientes com tumores cutâneos, tais como cânceres de pele; defeitos congênitos, como sindactilias (dedos colados) e deformidades do pavilhão auricular (orelha externa); e adquiridos, tais como sequelas de cirurgias e cicatriciais”, destacou.
Para cirurgias plásticas, foram atendidos 16 pacientes em procedimentos de baixa complexidade, incluindo correção de cicatrizes em vários estágios, biópsias de pele e partes moles, correções de lesões de pele e excisão, e enxerto de pele em oncologia. Na cirurgia geral, foram realizados quatro procedimentos, sendo duas cirurgias de hérnia e duas colecistectomias por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva em relação às cirurgias convencionais.
Os pacientes submetidos a procedimentos com anestesia local e sedação receberam alta no mesmo dia da cirurgia. Já os que foram submetidos a anestesia geral ou raquianestesia necessitaram de observação por pelo menos 24 horas.
Depoimento de paciente
Rebeca Alves, de 9 anos, foi uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão. A mãe da criança, Roberlania Rocha, 34 anos, afirmou que a filha nasceu com sindactilia em ambos os pés. Inicialmente, não se preocupou em fazer algum procedimento cirúrgico. No entanto, quando a filha começou a frequentar escolas e ambientes familiares, passou a sofrer bullying. Nesse momento, Roberlania começou a se preocupar, temendo que os apelidos afetassem o emocional da menina.
“Foi quando levei ao médico e optamos pela cirurgia. Ela já estava há algum tempo na fila de cirurgia, aguardando ser chamada. Foi quando recebi a ligação do hospital informando que haveria um mutirão que Rebeca estava na lista. A equipe médica me orientou como seria todo o processo. Deu certo, graças a Deus. Com esse mutirão, ela e várias pessoas conseguiram o procedimento”, comemorou.
Segundo a mãe, o atendimento no hospital beneficia muitas pessoas. "Estou profundamente grata e emocionada com o mutirão de cirurgia que minha filha participou. A equipe médica foi incrível, com profissionais dedicados e atenciosos que cuidaram de todos os detalhes com precisão e carinho”, disse. Rebeca está se recuperando bem.
“O que mais me impressionou foi a organização e a eficiência do mutirão. Desde o início, tudo foi planejado e executado com cuidado e atenção, o que nos deu tranquilidade e confiança. Sempre recebia mensagens do hospital, da equipe médica e até teleconsulta para mais informações. Viva o SUS!", concluiu.
Equipe comprometida
Segundo a chefe da unidade de Clínica Cirúrgica, Marcella Lopes, a realização do mutirão é um esforço conjunto que envolve diversas equipes e setores. “Estão envolvidos para promover a melhor experiência do paciente cirúrgico, o ambulatório, as enfermarias de clínicas cirúrgicas, bloco cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, UPME, nutrição, hotelaria, recepção, farmácia, equipe de maqueiros, além das equipes médicas e de enfermagem”, finalizou.
Saiba mais
Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFOE) faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.