O evento reúne agricultores urbanos, coletivos, movimentos sociais e comunidades tradicionais que constroem a agroecologia nas cidades
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Agrárias e Ambientais (Neppag), do Departamento de Ciências Geográficas (DCG), e do Laboratório Espaço e Política (LEP), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), participa da organização do II Encontro Nacional de Agricultura Urbana (Enau), que ocorre de 30 de julho a 2 de agosto, na sede da Fiocruz Pernambuco, no Campus Recife da UFPE. O evento é promovido pelo Coletivo Nacional de Agricultura Urbana (Cnau) e reúne agricultores urbanos, coletivos, movimentos sociais e comunidades tradicionais que constroem a agroecologia nas cidades.
Com a participação ativa de docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação da UFPE, o II Enau se propõe a ser um espaço plural de trocas de saberes, vivências coletivas e visitas técnicas a experiências agroecológicas em diversos territórios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com programação aberta ao público, evento terá feira agroecológica, seminários, oficinas, rodas de conversa e apresentação cultural com o objetivo de buscar fortalecer práticas sustentáveis, discutir políticas públicas para a agricultura urbana e promover o diálogo entre saberes acadêmicos e populares.
A iniciativa está vinculada à ação de extensão “Cidades que plantam: Agroecologia urbana e inédito viável”, coordenada pelas professoras da UFPE Izabella Galera, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Artes e Comunicação (CAC); e Mônica Cox, do Departamento de Ciências Geográficas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).
O Enau é um espaço construído de forma colaborativa e horizontal, valorizando a agroecologia como prática de resistência, soberania alimentar e transformação urbana. A expectativa é de que o encontro contribua para o fortalecimento de redes e estratégias que visam tornar as cidades mais justas, sustentáveis e cultiváveis.