Notícias Notícias

Voltar

HC realiza ação educativa sobre amamentação e sustentabilidade

As ações prosseguem até o próximo dia 7, com sensibilização de profissionais e dinâmicas com as mamães e gestantes

O Agosto Dourado, campanha de incentivo à amamentação, começou no Hospital das Clínicas da UFPE com ação educativa na portaria dos ambulatórios, com panfletagem e abordagem a pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital, na manhã da última sexta-feira (1º), o Dia Mundial da Amamentação. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

O Agosto Dourado deste ano desenvolve o tema da sustentabilidade do alimento – considerado o padrão-ouro para os bebês por ter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento – ao mesmo tempo em que reforça a importância da rede de apoio para mãe conseguir amamentar. O lema oficial escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) é “Priorize a amamentação: Crie sistemas de apoio sustentáveis”.

“A amamentação é uma habilidade que precisa de toda uma rede de apoio para a mãe. Essa rede começa com o apoio da família; passa pela Unidade Básica de Saúde; pela maternidade e UTI Neonatal que devem estimular o contato pele a pele e a amamentação; pelas empresas que devm ofertar a sala de apoio à trabalhadora que amamenta; as creches amigas da amamentação e uma série de outros sistemas de apoio”, destaca a enfermeira do Banco de Leite, Paula Araújo.

A contadora Ana Lúcia Batista, que estava no HC para uma consulta, sabe da importância de ações como essa. “Amamentar é difícil para algumas mulheres porque dói, pode ser desconfortável, mas é a melhor forma de proteger nossos filhos. Quanto mais informações, a mulher e sua família tiverem é melhor para que essa amamentação vá até o fim”, ensinou.

As ações prosseguem até esta quinta-feira (7), com sensibilizações com profissionais e residentes da área maternoinfantil do HC e dinâmicas com as mamães e gestantes em setores como o Alojamento Conjunto e o Ambulatório de Pré-Natal.

Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 05/08/2025, 08:33

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).