Notícias Notícias

Voltar

Evento marca lançamento da Campanha UFPE Selo ODS Educação 2025

A inscrição de ações, como eventos, cursos, projetos, programas ou serviços, deve ser feita até o dia 15, via formulário on-line

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou, na manhã desta quarta-feira (6), a Campanha UFPE Selo ODS Educação, que visa convocar toda a comunidade universitária a colaborar com a iniciativa nacional Selo ODS Educação 2025. O selo é uma certificação nacional que reconhece iniciativas educacionais de impacto alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O cadastro das ações desenvolvidas na UFPE  — como eventos, cursos, projetos, programas ou serviços — deve ser feito até o dia 15 por meio de formulário digital

O evento, realizado no Auditório Reitor João Alfredo, da Reitoria, e transmitido ao vivo pelo canal oficial da UFPE no YouTube, contou com apresentações culturais e palestras sobre a certificação, experiências exitosas e o papel da universidade no desenvolvimento sustentável. Na mesa de abertura, o reitor Alfredo Gomes frisou a necessidade de as universidades liderarem a pauta dos ODS. “A universidade tem que induzir mudanças onde ela está presente, seja nas cidades ou nos estados, para que essa pauta possa avançar e se tornar políticas mais concretas. Esse é o nosso papel, tanto da universidade enquanto instituição, mas também da comunidade acadêmica. Nós precisamos fazer com que isso fique como um hábito, no dia a dia, tão bem incorporado, de forma que a gente passe a praticar e a defender políticas dessa natureza de forma muito tranquila”, defendeu. 

O vice-reitor Moacyr Araújo, que participou da mesa de abertura e proferiu palestra sobre o papel das universidades no desenvolvimento sustentável, celebrou a iniciativa da campanha, que é coordenada pela Diretoria de Interação Social da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). “Aquilo que era uma pretensão de se transformar numa agenda para o ano de 2030 finalmente está se mostrando uma agenda para todo o século. É muito importante que a gente perceba que se trata de algo muito maior, que vai além de 2030, inclusive com riscos de, caso [a Agenda 2030] não seja implementada efetivamente, termos uma dificuldade grande nas próximas gerações, sobretudo relacionada às mudanças ambientais e climáticas”, pontuou. 

A pró-reitora de Extensão (Proext) Conceição Reis reforçou o convite à comunidade universitária para participar da iniciativa. “O nosso objetivo aqui hoje é revelar o que a UFPE tem feito a partir dos ODS. A UFPE tem feito muita coisa a partir da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação, mas não sistematiza. Então a gente quer começar a chamar vocês para registrarem o que vocês têm feito, porque a gente vai estar mostrando para o UFPE, para o Brasil e para o mundo o que a Universidade tem feito”, explicou. 

O diretor de Interação Social da Proext Flávio José da Silva enfatizou a necessidade de conscientizar a comunidade universitária sobre o assunto. “A universidade já faz muitas atividades. E faz com excelência. Essa campanha vem realmente valorizar, incentivar a gente a ter um olhar muito mais cuidadoso sobre o papel da universidade em relação aos ODS. A campanha não é só para a certificação da universidade, mas visa trazer à consciência da gente o papel das nossas ações em relação ao desenvolvimento sustentável, o quanto a gente contribui, e realmente valorizar esse trabalho, que é importantíssimo para a nossa sociedade como um todo”, destacou. 

O Selo ODS Educação é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa UnB 2030, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030 (FIB2030). A certificação já reconheceu centenas de iniciativas em instituições de todo o país, destacando o papel transformador da educação para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações
Diretoria de Interação Social

interacao.social@ufpe.br

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Data da última modificação: 06/08/2025, 18:48

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).